Conviventes da Casa Verde ganham estação de exercícios ao ar livre

Os equipamentos ajudarão os idosos a desenvolver uma rotina mais ativa dentro do serviço

 Em área externa, três senhores e duas senhoras praticam exercícios em diferentes equipamentos. Todos estão devidamente distanciados e usam máscaras. Os equipamentos são para trabalhar os braços e as pernas.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Acervo

No final de dezembro de 2020, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para idosos Casa Verde Alta ganhou quatro equipamentos de ginástica ao ar livre por meio de uma doação feita pelo Rotary Club. As instalações foram feitas no dia 20/12 e tem como intuito estimular a prática de exercícios para a construção de uma rotina mais saudável.

A Supervisora de Assistência Social (SAS) da Casa Verde, Rita de Cássia, afirma que a medida é importante para a promoção de saúde dentro do equipamento tendo em vista que com a pandemia do coronavírus, e os idosos sendo um grupo de risco, eles não podiam realizar tantas atividades. “É uma forma de eles não ficarem tanto tempo ociosos”, comenta.

Os aparelhos foram liberados para uso no dia 04/01, após a visita de uma fisioterapeuta da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Verde Alta, que instruiu os conviventes para o manuseio correto dos equipamentos. “Todos os dias eles usam os equipamentos e gostam bastante”, relata a gerente do serviço, Ivoneide Santos, sobre a recepção da estação de exercícios.

Por conta da demanda, a gerente afirma que o uso das máquinas é orientado pela manhã e ao final das tardes, para evitar aglomerações e também por conta do sol, já que as máquinas ficam na parte externa do CAE. Além disso, os conviventes devem fazer seus exercícios com o uso de máscaras e higienizar os equipamentos após o uso.