Prefeitura de São Paulo realiza III Semana Municipal da Primeira Infância

O evento contará com rodas de conversas, oficinas, contações de histórias e vídeos online

Texto: Secretaria de Governo Municipal

A Prefeitura de São Paulo promove, entre os dias 3 e 7 de agosto, a III Semana Municipal da Primeira Infância. A iniciativa, que acontece com o apoio do UNICEF, integra o calendário oficial da Cidade, e tem o objetivo de divulgar a pauta da primeira infância e sua importância nas politicas públicas do Município de São Paulo. Assim como nas edições anteriores, a Semana também busca estimular o envolvimento da sociedade e das famílias na valorização e nos cuidados da primeira infância, promovendo debates e oficinas sobre temas relacionados ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

O público alvo da Semana é diverso: a população em geral, para tomar conhecimento da importância do período inicial da vida; pais/cuidadores e familiares de crianças pequenas, para fortalecê-los no seu papel de cuidadores; servidores públicos que atuam nas políticas públicas voltadas para a primeira infância, para qualificar o seu conhecimento e sua atuação; e, por fim, as próprias crianças, com o intuito de reafirmar o seu direito ao lazer, à cultura e ao brincar.

Devido ao atual contexto da pandemia de Covid-19, os eventos deste ano ocorrerão de forma virtual, e a temática do Coronavírus e de seus diversos impactos na primeira infância será abordada nas rodas de conversa com especialistas convidados. A Semana deste ano contemplará, ainda, a divulgação do primeiro balanço da implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2018-2030, que será apresentado no encerramento da Semana, no dia 07 de agosto pela Comissão de Avaliação do PMPI, composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal e sociedade civil.

Todos os eventos da Semana terão tradução simultânea em Libras, e serão transmitidos pelo canal do Youtube “Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo".

Além dos eventos ao vivo, serão disponibilizados no canal do Youtube, vídeos produzidos por Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com propostas de brincadeiras para crianças na primeira infância, assim como contações de história realizadas pelas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura.

Confira abaixo a programação completa da III Semana Municipal da Primeira Infância: