Prefeitura de São Paulo promove mutirões semanais do CadÚnico

Ação tem como objetivo mobilizar os moradores de diferentes distritos da cidade para atualização e inclusão no CadÚnico, bem como orientar famílias quanto aos programas de transferência de renda

Texto: Assessoria de Comunicação

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Educação (SME), está realizando mutirões semanais para cadastramento e atualização do CadÚnico, em diversos bairros da cidade de São Paulo. Nos mutirões, os moradores de cada região também podem tirar dúvidas dos programas de transferência de renda.


O primeiro mutirão foi realizado entre os dias 13 e 17 de julho, em Cidade Tiradentes, região leste da capital. O próximo mutirão será realizado na região de Grajaú, no CEU Três Lagos e no CEU Navegantes, de 20 a 24 de julho (de 2ª a 6ª feira) das 09h às 17h e no dia 25 de julho (sábado), das 09 às 13h.


“Vamos fazer um mutirão por semana, em CEUS escolhidos estrategicamente. Esses mutirões são uma grande oportunidade para que as pessoas possam se cadastrar ou atualizar seus dados do CadÚnico”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “Muitos não tiveram acesso aos programas sociais e benefícios oferecidos às pessoas de baixa renda na pandemia por estarem com dados desatualizados”, completa.


O CadÚnico permite o acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família. Para cadastro, é preciso ter em mãos os documentos de todas as pessoas da família, como RG e CPF. Comprovante de residência e declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.
CadÚnico


O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Tem como objetivo propiciar acesso aos diversos programas sociais além de ser uma ferramenta estratégica na formulação de políticas públicas.
A partir do CadÚnico, é possível a inserção nos programas: Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício de Prestação Continuada, ID Jovem, Carteira do Idoso, Passe Livre, Leve Leite, Viva Leite e Tarifa Social de Energia Elétrica.

 


Locais do Mutirão CadÚnico:


• Cidade Tiradentes - CEU Água Azul e CEU Inácio Monteiro: 13 a 17/07.


• Grajaú - CEU Três Lagos e CEU Navegantes: 20 a 25/07.


• Jaraguá - CEU Pera Marmelo: 27/07 a 01/08.


• Brasilândia - CEU Paz: de 03 a 08/08 e CEU Jardim Paulistano: 10 a 15/08.


• Sapopemba - CEU Rosa da China: 17 a 22/08 e CEU Sapopemba: 24 a 29/08.


• Jardim Ângela - CEU Guarapiranga: 31/08 a 05/09 e CEU Vila do Sol: 08 a 12/09.


• Cidade Ademar (local a confirmar): 14 a 19/09.


• Itaim Paulista - CEU Parque Veredas: 21 a 26/09.


• Pedreira - CEU Alvarenga: 28/09 a 03/10.


• Iguatemi - CEU São Mateus: 05 a 10/10 e CEU Alto Alegre: 13 a 17/10.

 

 

Os mutirões seguirão os protocolos sanitários, com a garantia de filas organizadas e EPIs básicos para o atendimento.


Vale salientar que a população também tem a opção de agendar o atendimento do CadÚnico pelo telefone 156 (ligação gratuita) ou pela internet (sp156.prefeitura.sp.gov.br).