Prefeitura amplia vagas para Operação Baixas Temperaturas nos CEUs

400 novas vagas emergenciais foram abertas para acolhimento de pessoas em situação de rua

 

Quatro homens estão em uma sala fazendo a montagem de beliches. Todos estão uniformizados e fazendo uso de máscara para proteção.

Texto: Ricardo Abel
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Educação (SME), ampliam hoje (9), em quatro novos Centros Educacionais Unificados (CEUs) mais 400 vagas emergenciais destinadas a pessoas em situação de rua. Em uma ação intersecretarial, a rede de acolhimento da assistência social foi ampliada em espaços cedidos pela Educação para atender o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas 2020, em vigor desde o dia 6/5 e se estenderá até 20 de setembro deste ano.

Os novos Centros de Acolhimentos Emergenciais foram criados nos CEUs Alvarenga (Cidade Ademar), Aricanduva (Itaquera), Tiquatira (Penha) e Meninos (Ipiranga). Cada unidade tem capacidade para atendimento de 100 vagas diariamente. Para apoiar a logística de transporte, foram disponibilizados dois ônibus saindo do Pateo do Colégio para Itaquera.

Os CEUs receberão perfis de públicos distintos. O Alvarenga, localizado na Zona Sul, é destinado para acolher 60 homens, 30 mulheres e 10 mulheres transexuais. Na zona leste, serão acolhidos 100 homens no Aricanduva e 100 mulheres com ou sem crianças no Tiquatira. No CEU Meninos serão acolhidas 100 famílias.

Nos serviços de acolhimento, os conviventes recebem kits de higiene, acesso a banhos e a refeições (café da manhã, almoço e jantar) e contam com espaços de convivência com TVs e jogos, atendimentos psicossociais e orientações preventivas de combate a Covid-19.

A Portaria prevê, também, a ampliação do número de vagas em novos centros de acolhida ou em abrigos emergenciais. Este ano já foram abertas 536 vagas em novos centros instalados em cinco Centros Esportivos e em um Centro de Educacional Unificado (CEU), em Guaianases.

Desde o início das Operações Baixas Temperaturas foram realizados 317.342 mil acolhimentos nos 89 serviços da rede socioassistencial do município destinados a pessoas em situação de rua. É importante destacar que uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez.

Durante o dia, os orientadores socioeducativos que atuam nos Serviços Especializados de Abordagem Social (SEAS) fazem as abordagens em pontos estratégicos da cidade, ofertando encaminhamentos à rede de acolhimento e outros serviços da rede pública. Na madrugada, a abordagem é realizada pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS). O aceite para a rede socioassistencial é voluntário.

A ação é intensificada quando a temperatura atingir o patamar igual ou inferior a 13º C, ou sensação termina equivalente. A população também pode ajudar solicitando abordagem social ao ligar para a Central 156. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia.

A solicitação de abordagem pode ser anônima, mas é importante ter as seguintes informações para facilitar a identificação:
- O endereço em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado);
- Pontos de referência;
- Características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

Dois beliches em uma sala que será destinada a pessoas em situação de rua. As camas estão forradas com lençóis coloridos, há travesseiros e cobertores. Há cortinas verdes penduras e ao lado esquerdo da foto há uma parede colorida que se destaca com ícones divertidos.