Prefeitura inaugura Núcleo de Convivência no Cambuci

Unidade, localizada na região central, é a segunda de caráter emergencial para o combate à disseminação do coronavírus

Coordenadora da unidade do SEFRAS orienta os conviventes sobre as medidas preventivas de combate ao Covid-19, na fila de espera para o almoço.

Texto: Ricardo Abel
Fotos: Wagner Origenes 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugurou nesta sexta-feira (3) o segundo Núcleo de Convivência emergencial da cidade. O novo equipamento está localizado no bairro do Cambuci, na região central.

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras) conta com 21 funcionários e nove deles foram conviventes do Núcleo de Convivência Chá do Padre. A unidade irá ofertar 200 refeições por período, diariamente, com café da manhã, da tarde e almoço. No local, os conviventes receberão orientações sobre os cuidados com a higiene, como lavar as mãos com água e sabão, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos e não compartilhar objetos de uso pessoal, assim como manter distância segura enquanto aguardam na fila para se alimentar.

O novo núcleo faz parte das medidas criadas em caráter emergencial para o combate a disseminação do coronavírus. A necessidade de ampliação dos espaços de atendimento social ocorreu devido ao aumento da demanda por alimentação e higienização para os moradores em situação de rua, por conta do estado de quarentena.

A cidade conta com dez Núcleos de Convivência e mais dois emergenciais, e tem como objetivo principal contribuir com a reinserção social das pessoas em situação de rua. Os equipamentos funcionam durante o dia servindo refeições e ministrando oficinas, que visam à construção de vínculos interpessoais, familiares e comunitários. Para os Núcleos de Convivência da Sé, Chá dos Padres, Prates e Porto Seguro, foram aditados em caráter emergencial mais 760 vagas.

 

Funcionários do Sefran auxiliam os conviventes na higienização, com álcool e gel após a lavagem das mãos, em preparação para o almoço.

Convivente aguarda finalização do prato com salada. Preparo da refeição conta com aproveitamento de insumos para evitar desperdício e ampliar o valor nutricional.