Pessoas em situação de rua recebem 3,6 mil kits de higiene

Prefeitura começou a entrega hoje na região central de São Paulo

Prefeitura retira os 3.600 kits

Texto: Ricardo Abeu
Fotos: Wagner Orígenes

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), iniciou hoje (31) a entrega de 3.600 kits de higiene destinados às pessoas em situação de rua. A distribuição ocorreu em quatro pontos de concentração desta população; Largo São Bento, Páteo do Collegio, Praça da Sé e Largo São Francisco, locais onde também foram instaladas pias para higienização.

A doação foi articulada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) junto à empresa Colgate, por meio da Cruz Vermelha Brasil. Durante a manhã, os kits foram redirecionados para SMADS efetivar a distribuição.

A equipe da regional Sé do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) está distribuindo os kits que contêm dois sabonetes, uma escova de dente e um creme dental. A distribuição contará uma equipe em cada ponto citado.

Na oportunidade, os funcionários do SEAS também fizeram o cadastro das pessoas em situação de rua que retiram os kits com o objetivo de criar e fortalecer vínculos e ampliar o controle dos dados referentes à entrega.

De acordo com a pesquisa censitária da população em situação de rua (2019), são 24.344 pessoas nesta condição em São Paulo. A maior concentração e circulação ocorrem na região central, abrangida pela Subprefeitura da Sé. Essa região soma 11.048 pessoas em situação de rua, sendo 3.455 delas acolhidas e 7.593 vivendo nas ruas.

Pessoa de camiseta branca e colete verde da Assistência Social entrega kit de higiene para homem usando roupas escuras, O rosto de ambos não aparece na imagem.