Grupo de jovens visita acervo com mais de 5 mil obras dos universos culturais africanos e afro-brasileiros

Eles puderam compreender sobre a formação do patrimônio, identidade e cultura brasileira

Seis visitantes do Museu aparecem de costas, sentados em banco de madeira ouvindo a explicação de monitora do Museu que está de pé e gesticula ao lado de grande mapa com o seguinte título “Tráfico Negreiro e Comércio Colonial – Séculos XVI – XIX”.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

 O Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Menino Jesus levou, na última sexta-feira, 13/03, 14 catorze adolescentes de 13 a 17 anos para conhecer o Museu Afro Brasil, localizado no Parque do Ibirapuera.

Segundo a psicóloga do SAICA, Iara Lopes Marinho, a atividade contribui para a expansão do repertório cultural dos conviventes. “A proposta dessa atividade sociocultural é que eles conheçam a história dos povos africanos e compreendam sobre sua ancestralidade” relata a funcionária.

O jovem, D.F, 17 anos, comenta sobre a homenagem do Museu aos povos indígenas. “Além da história africana, conheci também sobre a moradia dos índios, seus principais líderes, foi muito interessante”, declara o adolescente.

O psicólogo do SAICA, Amilton Bertoli, aponta pontos positivos da ação: “Estimula a curiosidade dos jovens, e proporciona momentos de lazer” conclui o profissional.