Coordenação de Pronto Atendimento Social: Serviço que funciona 24 horas no atendimento às pessoas em situação de rua

Este órgão da prefeitura funciona como um canal para garantir o acesso do munícipe aos serviços da rede socioassistencial

O logo da Coordenação de pronto atendimento social aparece em arte quadrada com parte azul e parte em verde claro. A sigla CPAS aparece em branco em letras grandes, acima do nome por extenso, em letras menores.

Texto: Guilherme Fernandes
Arte: Isabela Farias

A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) atua de forma conjunta aos serviços da rede socioassistencial, trabalhando 24 horas por dia, todos os dias, e agindo nas abordagens de pessoas em situação de rua – em que boa parte das solicitações são encaminhadas pela Central 156, e também no atendimento de situações de emergência e vítimas de calamidades como alagamentos, incêndios e deslizamentos de terra.

A CPAS, após a abordagem do usuário e este aceitando o acolhimento o cidadão é encaminhado para um dos serviços da rede conveniada com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS). Para esses encaminhamentos a CPAS utiliza as vagas disponibilizadas pelos centros de acolhida, gerenciados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CREAS) do território. Estas solicitações são atendidas em até 3 horas e o serviço é realizado das 18 às 8h e aos finais de semana e feriados.

Outro serviço é a Central de Regulação de Vagas para atendimento de crianças e adolescentes em situação de rua. Funciona 24 por dia, todos os dias e as solicitações de vaga para acolhimento são feitas pelos Conselhos tutelares, Fórum da Vara da Infância e Juventude, Departamento de Execuções Infância e Juventude e rede interna da secretaria.

Em relação às situações de emergência e calamidades, após a ação da Defesa Civil, que garante a segurança do local, a CPAS atua no atendimento de famílias e indivíduos que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados. De acordo com a Coordenadora da CPAS, Maria Isabel de Oliveira, “A Assistência é de quem dela necessitar”, comenta.

De forma geral, a CPAS é como uma ponte entre o munícipe que necessita de atendimento ou abordagem com os serviços que garantem o acesso do cidadão a seus direitos.