Direitos da Mulher e Empoderamento feminino se tornam tema de palestra em serviço da rede socioassistencial

O objetivo é levantar questionamentos a respeito de temas como violência doméstica, relacionamento abusivo e feminicídio

Mulher fotografada do ponto de vista lateral. Ela aparece palestrando com auxílio de material visual projetado e grande tela na parede.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Wagner Origenes

O Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM) Cidinha Kopcak realizou, na última segunda-feira, 09/03, uma palestra com o tema “Direitos das Mulheres e Empoderamento Feminino” para mães de conviventes do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Marighela.

O objetivo da ação é abordar a questão do papel da mulher na sociedade diante de situações de violência doméstica, relacionamento abusivo, feminicídio e amparo da legislação para a maior quantidade de mulheres possível, como confirma a gerente do CDCM, Ivone de Assis Dias.

“Ir à rede, ir à comunidade, conversar com as mulheres e atingi-las de forma positiva é um trabalho de fortalecimento. Por fim, deixamos o convite para conhecer nosso serviço e oferecemos total apoio a elas” afirma Ivone.

Fabiane Kelly de Jesus, 27 anos, comenta sua percepção sobre a palestra. “Mostrou que não estamos sós, por que muitas vezes nos sentimos acuadas, sozinhas em situações de preconceito, violência, assédio e não sabemos como agir, e isso nos encoraja e dá forças” acredita a moradora da comunidade do território Ipiranga.

A assistente social do CCA Marighela, Daniel Pontes, comenta sobre a forte demanda que as crianças trazem que confirmam a fragilidade e a violação dos direitos de suas mães, avós, tias e mulheres próximas. “Queremos que através do conhecimento elas consigam refletir e romper com o ciclo de violência, e ultrapassar os muros para o acesso à educação, a cultura, a saúde... Esse é nosso compromisso!” declara a assistente social.

A palestra fez parte de uma série de ações articuladas pelo CDCM Cidinha Kopcak para o mês de março, mês da Mulher.

Sala onde estão reunidas, aproximadamente 40 mulheres. Algumas estão sentadas, outras em pé, olhando para a fotografia.