Serviço de Assistência Social à Família Vila Maria participa da Corrida da Mulher

O evento ocorreu na parte da manhã e contou com mais de 15 mil participantes

 17 pessoas vestidas com blusas verdes sorriem para a foto em frente ao Espaço Proteção Social às Mulheres.

Texto: Helena Lima 
Fotos: Wagner Origenes

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a Secretaria de Esportes do Estado organizou uma intensa programação durante o dia 08/03. O evento começou com uma corrida exclusiva para o público feminino de 5 km e 10 km e contou com diversas ações voltadas para saúde da mulher, como exames preventivos, ações de beleza e palestras. Para oferecer ainda mais infraestrutura, também foi montada uma delegacia da mulher para registrar denúncias de violência.

Este ano, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) convidou a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) para apoio no evento com a participação do Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Vila Maria.

O serviço realizou uma exposição de brinquedos confeccionados pelos conviventes com materiais reciclados, além de um mural com fotos das crianças da comunidade durante o período em que os objetos estavam sendo construídos. Essa exibição permitiu que o público tivesse contato com o trabalho desenvolvido dentro do serviço, e assim possibilitou a maior divulgação das atividades realizadas.

O gerente do SASF Vila Maria, Hamilton Silva Faria, declara que a experiência foi extremamente satisfatória. “Terminamos o dia fortalecidos profissionalmente, foi muito bacana observar como brinquedos tão simples causam tanta comoção entre os adultos e as crianças.”

Além da presença do SASF na tenda da SEDS, também ocorreu o cadastramento e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que permite o acesso a diversos programas para famílias e indivíduos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Além disso, os cadastradores também passaram diversas orientações sobre os benefícios de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Para encerrar a programação, vários show gratuitos aconteceram e contaram com a participação de artistas como: Fafá de Belém, Elba Ramalho, Anavitória, Roberta Sá e Claudia Leitte.

Um homem de pé junto com uma criança no meio de vários brinquedos.

três mulheres de blusa verde realizando um atendimento.