Casa Florescer celebra aniversário de quatro anos de inauguração

Conviventes e convidados de outros serviços da rede socioassistencial se reuniram para comemorar conquistas e relembrar momentos especiais

Seis mulheres conviventes da Casa Florescer posam para foto na sala de convivência do serviço. Cinco delas estão alinhadas em pé e uma está sentada em cadeira branca. Todas estão sorrindo. A frente delas há um bolo de dois andares azul e rosa.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Wagner Orígenes

No dia 06/04 o Centro de Acolhimento Especial (CAE) Casa Florescer, localizada no Bom Retira, região central, comemorou o quarto ano de inauguração em uma animada festa, que reuniu as conviventes junto com convidados e representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Por volta de 100 pessoas marcaram presença nas festividades, que contou com um almoço com música ao vivo e um bolo personalizado com a bandeira da comunidade trans em homenagem às conviventes.

As festividades se iniciaram na sala de convivência, com um discurso do gerente Alberto Silva, que destacou a importância do serviço na vida das conviventes e ressaltou o foco na retomada da autonomia. “Esperamos que cada vez mais meninas possam trilhar seus caminhos”, comenta o gerente. Em seguida, três conviventes fizeram relatos de suas trajetórias até o momento em que passaram a fazer parte do serviço.

Em seguida, a convivente Lady Samanta de 20 anos, que faz parte da Casa Florescer desde sua abertura, comentou o que o CAE significa para ela, “a casa para mim é um lugar de respeito e dignidade. Florescer para mim é um lugar de crescimento e fortalecimento”, relata.

Na sequência do evento, um delicioso almoço foi servido para todos, momento que foi acompanhado por um cantor. Após a refeição, todos cantaram parabéns para as conviventes e para a casa em si, bem como desejaram sucesso para o serviço.

Informações Complementares

Os CAE Casa Florescer I e II são centros de acolhimento para a população de mulheres trans e travestis em situação de rua. Cada um deles tem capacidade para 30 conviventes e podem ser acessados por meio de encaminhamentos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especial de Assistência Social (CREAS), Centros POP, outros serviços socioassistenciais, demais políticas públicas e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

Na parte externa da Casa Florescer, cerca de 100 pessoas estão separadas em diversas mesas decoradas com toalhas amarelas e roxas e sentadas em cadeiras de plástico branco. Todos estão conversando e comendo. O fundo está decorado com balões brancos, rosas e azuis.