Núcleo de Convivência para pessoas em situação de rua comemora 30 anos de história na Zona Leste

São Martinho de Lima reúne em média 850 pessoas para celebração

Conviventes sentados acompanham fala de padre no fundo da sala.

Texto: Rafaela Santos
Fotos: Wagner Origenes

Os conviventes e funcionários tiveram a manhã de quinta-feira (05/03) movimentada no Núcleo de Convivência São Martinho de Lima I, no bairro Belém. Toda essa movimentação foi por conta do aniversário de 30 anos da entidade parceira do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (BOMPAR), e conveniado com a Prefeitura de São Paulo.

O cronograma de comemoração seguiu com um bom café da manhã aos conviventes, e em seguida Dom Luiz Carlos, bispo auxiliar, da arquidiocese de São Paulo, realizou uma missa de agradecimento aos anos de conquistas e realizações do serviço. Ao final da celebração o coral Santa Vicenza fez uma apresentação especial no qual envolveu e animou todos que estavam presentes. Uma encenação mostrando a realidade dos conviventes de forma descontraída proporcionou diversão durante o encerramento.

Gerente há mais de 22 anos no Núcleo de Convivência, Sandro Ricardo Ruiz, declara que nesse aniversário de 30 anos é momento de repensar os erros e acertos, e a partir dessa reflexão buscar uma nova perspectiva: “Queremos ser a passagem na qual os atendidos consigam construir uma identidade sólida, uma cidadania, alcance a luz dos valores do bem comum. Sendo felizes, serenos e realizados!” ele declara.

Adilson Guimalhães, 58 anos, convive há um ano no São Martinho de Lima I, para homenagear a entidade na qual lhe a abriu portas, Guimalhães recitou um poema a todos convidados. Depois da apresentação, ele deixou uma mensagem aos colegas: “Não desanimem e continuem lutando, sejam perseverantes na caminhada”. Depois que começou a frequentar o grupo “Coletivo Poético” todas as quartas, Adilson redescobriu o prazer em compor poesias.

A superintendente do BOMPAR, Darcy Finzetto, 76 anos, declara que ajudar a população em situação de rua vai além do dever: “São 30 anos de luta que está ligada ao carinho especial que temos com os conviventes”.

Recém-chegado ao Núcleo, Emerson Pavão, 49 anos, está a seis meses convivendo no espaço. Pavão declara que em questão cultural o serviço é nota 10. “O tratamento dos funcionários com todos é excelente” ele declara. “Só tenho coisas boas para falar”, conclui.

Pessoas em pé observam outra que está no chão durante cena de peça teatral elaborada por conviventes.

Conviventes e funcionárias posam para foto junto com mural da Comunidade São Martinho de Lima