Dinâmica diferenciada trabalha identidade de conviventes na Zona Sul

A atividade foi realizada no início de março e tem como objetivo desepertar o autoconhecimento

 

Texto: Juliano Damasco
Foto: Acervo

O Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Norberto, localizado no distrito de Parelheiros, é conhecido na região por ser um serviço que oferta diversas oficinas e atividades interativas para os jovens que frequentam o espaço. A novidade da vez é uma dinâmica que trabalha identidade e face, idealizada pela assistente técnica Silane Dias em conjunto com o orientador socioeducativo Samuel Venâncio.

No exercício, os conviventes formaram um círculo e passavam de mão em mão uma caixa com um espelho dentro. Após pegar a caixa, o orientador pediu para que cada um falasse o que achava da pessoa que eles observavam além de seus defeitos qualidades.

O objetivo era trabalhar o autoconhecimento fazendo com que cada convivente falasse um pouco sobre si refletindo sobre seus pontos positivos e negativos de uma maneira divertida e descontraída.

O articulador da atividade, Samuel Venâncio, conta que a ideia de fazer os conviventes pensarem e fazerem uma crítica sobre sua própria identidade pessoal foi atingido. “Para mim esta é uma das melhores práticas para ser desenvolvida com eles, tanto para ter um censo de autocrítica, quanto para aprender a se expressar”, complementa.

Para a atendida do espaço, Karen Fernandes, esta prática foi bastante criativa. “Eu achei bem interessante e diferenciada, pois tivemos que falar sobre nós mesmos, já que geralmente a gente diz o que pensa sobre os nossos amigos”, explica.