Iniciativa de chef de cozinha ganha segunda edição e leva almoço solidário aos serviços de acolhimento da Assistência Social

Cerca de 1.200 conviventes da região central da cidade participam do projeto “Caldo dos Chef’s”

 Dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, estão sentadas realizando uma refeição ao ar livre.

Texto: Juliana Batista
Fotos: Wagner Origenes

Nesta quarta-feira (4), o renomado chef de cozinha, Fabio Minato e outros chefs de restaurantes tradicionais da cidade de São Paulo, se uniram à ideia de Minato para oferecer um almoço especial para os conviventes dos Centros de Acolhida para Adultos 24 horas (Vivenda da Cidadania, Olarias e Estação Vivência), Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAE – Casa de Apoio Maria Maria), Centro de Acolhida Especial para Famílias (CAE), Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAE – Sítio das Alamedas) e Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) localizados no distrito do Pari.

Em agosto de 2019, com a iniciativa de Minato, a primeira edição do “Caldo dos Chefs” aconteceu no Complexo Prates, na região do Bom Retiro, e serviu mais de 600 refeições, reunindo um grupo de amigos voluntários que compartilharam seus talentos, tempo e trabalho também para a realização desta nova edição do Caldo dos Chefs. O objetivo é aproveitar ao máximo o alimento e todos os nutrientes que ele tem a oferecer. “O projeto é pensado em todos os setores, e claro, no não desperdício de alimentos que vem de doações do Ceagesp”, comenta o chef.

Para esta ação, o evento contou com os seguintes chefs e restaurantes: Silvia Percussi - Vinheria Percussi (italiano), Ronaldo de Souza - Pizza Chena (pizza), Leo Nori -Noriyuki Sushi Bar (japonês), Lorenzo Carbone - Casa Carbone (churrasco), Fernando Rios e Felipe Furlan - Aragon (culinária espanhola e portuguesa) e Celso Hiroshi - Agro Produtora Sudeste Ltda (Atacadista/Ceagesp).

Para Fábio, a segunda edição deste evento causa um sentimento muito particular. “Eu sinto que só agora estou entrando na história da gastronomia”, comenta o chef premiado.

Para reafirmar o compromisso de solidariedade, a iniciativa conta com a parceria da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro do Brasil e da América Latina.

O presidente da Ceagesp, Johnni Hunter Nogueira, mais uma vez mergulhou neste projeto, abraçando a causa em favor dos serviços da Prefeitura e em prol de uma alimentação de qualidade. "A Ceagesp, como empresa líder em abastecimento da América Latina, preocupada com a segurança alimentar e compromissada com questões sociais, sente-se honrada em colaborar com o Caldo dos Chefs pelo segundo ano consecutivo”, destaca Hunter.

Hoje foram servidas cerca de 1400 refeições, entre os conviventes dos serviços conveniados à SMADS e funcionários. O cardápio contou com uma deliciosa carne de panela, rica em legumes, acompanhada de arroz branco e salada. Já para a sobremesa foi servido salada de frutas.

A atendida do Centro de Acolhida Especial para Mulheres (CAE – Maria Maria), A. S. T., 28 anos, se mostrou muito satisfeita com o prato e estava contente com a movimentação do Complexo Canindé (CA, CAE e ILPI). “A comida está muito saborosa, é um cardápio diferente do que a gente está acostumada”, comenta a convivente.

De acordo com a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, a iniciativa é de extrema importância para a humanização dos centros de acolhida da Prefeitura e agradeceu presencialmente a atuação dos voluntários. “É muito significativo para nós, vermos grandes chefs de cozinha doando parte de seu tempo para oferecer uma boa refeição, e como se pode ver é uma parceria que deu certo, basta observar o quão satisfeito o público está”, relata a secretária.

 

Chefs de cozinha estão servindo alimento em recipiente. Na foto está a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella.

o chef de cozinha Fábio Minato posa para foto com cozinheiras do serviço e voluntários.