“IntegraFolia” alegra centenas de atendidos com deficiência da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

O bloco carnavalesco percorreu as ruas do distrito da Capela do Socorro e teve a presença de 500 pessoas

 Sete pessoas estão segurando uma faixa com a frase “Inclusão hoje, amanhã e sempre”.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Cris Titoneli e Adriano Oliveira

Integração, acessibilidade e folia: essas são as palavras que melhor definem o “IntegraFolia”, bloco carnavalesco realizado no último sábado 29/02, em que cinco Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) de responsabilidade da Organização da Sociedade Civil (OSC) Núcleo de Ações para a Cidadania na Diversidade – LACE participaram. As unidades presentes foram as da sede, Casa Verde, Parelheiros, Atlântica e Clipper.

Um dos objetivos principais da LACE foi proporcionar e permitir às pessoas com deficiência e seus familiares a utilização de espaços públicos ocupando as ruas, bem como favorecer maior envolvimento com a comunidade no entorno que muitas vezes não conhece o trabalho desenvolvido. Outra finalidade do evento foi promover a cidadania e visibilidade assim como contribuir para a autonomia e inclusão social.

O aspecto da locomoção também foi muito bem planejado, por conta da acessibilidade das pessoas com deficiência, tendo em vista as dificuldades de deslocamento e pelo conjunto de serviços atenderem uma grande quantidade de cadeirantes.

O bloco percorreu as ruas do distrito da Capela do Socorro e contou com a presença de centenas de pessoas, fato que impressionou as equipes dos serviços. “A principio fizemos a inscrição com expectativa de recebermos aproximadamente 100 pessoas entre atendidos e familiares, só que recebemos cerca de 500 pessoas contando com a comunidade do entorno que vendo a movimentação do bloco juntaram-se a nós”, comenta a psicóloga do NAISPD Casa Verde, Giane dos Santos.

A música ficou por conta de voluntários da Bateria e Percussão do Projeto Anchieta em que 65 crianças e adolescentes sob o comando do Mestre Pitu e juntamente com a Bateria e Percussão do Grupo Psicolatas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) que durante todo o trajeto agitaram os foliões.

“Gostei muito de participar. Adoro carnaval e folia”, declara o atendido do NAISPD Casa Verde, Anderson Luís de Souza

A imagem mostra dezenas de crianças, adolescentes e adultos tocando instrumentos de bateria e percussão.

Um homem com Síndrome de Down está brincando com um spray. Ele usa camiseta colorida azul e verde, e usa uma peruca com cabelos cacheados enormes.