Pessoas em situação de Rua participam de aulas de yoga na região central da cidade

A prática de origem indiana tem como finalidade estabilizar o corpo e a mente

Uma sala verde onde 13 conviventes estão sentados em cadeiras formando um círculo.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Para estimular a prática de um exercício físico, e assim combater o sedentarismo, o Centro de Acolhida às Pessoas em Situação de Rua (C.A) Estação Vivência promove todas as sextas-feiras, desde agosto de 2018, aulas de yoga. O objetivo é apresentar a prática para os conviventes e ajudá-los com técnicas de relaxamento e respiração.

A prática acontece durante uma hora e é conduzida pelo professor Gerson D'Addio da Silva que mescla os movimentos com sugestões de exercícios já conhecidos pelos usuários do C.A. “Apesar de suas amplas aplicações e benefícios, o Yoga no Brasil tem sido difundido entre uma minoria, normalmente privilegiada do ponto de vista físico e sociocultural, por isso, há 10 anos iniciei um projeto, que chamo de Yoga Solidário, em que através de uma rede de colaboradores e voluntários, levamos o Yoga aos mais distintos grupos que dificilmente teriam acesso à prática de outra forma”, conta.

Juntos eles aprendem os benefícios de cada posição e de forma popular, nomeiam os movimentos. Como, na maioria das vezes, há a presença de idosos e deficientes físicos, as posições são pensadas para respeitar o limite de cada um. “As práticas precisam ser adaptadas ao contexto, com técnicas executadas em pé ou nas cadeiras do refeitório, assim conseguimos fazer uma sequência diversificada de ásanas (posturas)”, completa.

O convivente Gian Carlos de Oliveira, conta que recentemente passou por um tratamento contra um câncer no cérebro e devido a isso acabou se desgastando muito. Assim que recebeu alta do hospital, começou a frequentar as aulas de yoga e notou que agora possui uma maior facilidade para dormir. “Agora consigo dormir melhor, por isso recomendo muito a prática do exercício. Ela acalma a alma e o professor nos deixa muito a vontade”, conta.

Além de melhorar o sono, a prática contínua do exercício promove condicionamento físico, diminui o estresse e a ansiedade, facilita o emagrecimento, alivia dores corporais e controla a pressão e os batimentos cardíacos. É importante ressaltar que os exercícios praticados devem sempre ser adaptados às condições e necessidades de cada um, para que assim sejam feitos de forma natural e de acordo com os benefícios que a pessoa procura, evitando, assim, lesões, torções ou sensação de desestímulo.