Conviventes do Centro Temporário de Acolhimento Lapa tem domingo recheado de alegria

Projeto Hamburgada do Bem oferece refeições saborosas, atendimento médico, odontológico e atividades recreativas

Dois voluntários estão preparando hambúrgueres em uma grelha. Ambos usam aventais pretos, bonés e óculos escuros.

Texto: Rafaela Santos
Fotos: Flávia Amorim

O início do mês não poderia ser melhor no Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Lapa. No último domingo (01/03), os voluntários da Hamburgada do Bem realizaram mais uma edição do projeto Hamburgada na Rua na cidade de São Paulo, com saborosos lanches e muita diversão aos 200 conviventes presentes.

Foram servidos 300 deliciosos hambúrgueres acompanhados de batata frita e refrigerante a todos os conviventes. O hambúrguer foi o protagonista nesta festa, porém tiveram coadjuvantes promovendo interação entre voluntários e conviventes. Atividades recreativas como: voleibol, dominó, uno, pingue-pongue e o karaokê permitiu que os conviventes do CTA soltassem a voz.

E quem quisesse dar uma mudada no visual e deixar as unhas impecáveis podia contar com a presença de barbeador, cabeleireiro e manicure. Além disso, foram realizados atendimentos médico e odontológico – com próteses dentárias feitas na hora. Os conviventes que tivessem animal de estimação havia a disposição uma veterinária para atender o bichinho.

O atendido S. J., 28 anos, declarou estar impressionado com a quantidade de atividades realizadas. “Em nenhum centro de acolhida participei de um evento como esse, tinha muita coisa que eu nunca tinha visto”.

Outro convivente do CTA, N. M., 33 anos, demonstrou estar feliz e realizado com a ação. “Recebemos muita atenção e fomos muito bem tratados”, conta.

A gerente do equipamento, Fabiana Molon, 38 anos, diz que esse tipo de atividade com os conviventes estimula a autoestima, além de trazer diversão e promover o convívio. “São pessoas que moram no mesmo lugar e que muitas vezes não se veem”. Ela ressalta, também, quanto é importante a equipe sair um pouco da rotina do trabalho. “Os lanches estavam maravilhosos assim como as atividades desenvolvidas, as músicas e o sorriso de todos tornou o dia inesquecível” conclui.

O CTA Lapa funciona 24 horas por dia e oferece 310 vagas, sendo 170 fixas, 40 pernoite e 100 diurnas para atividades de convivência.

Voluntários e atendidos estão manuseando roupas disponíveis para doação.

 

Quatro conviventes estão sentados e todos estão anotando números sorteados no bingo.