PREFEITURA DE SÃO PAULO

Oficina de encadernação reúne pessoas em situação de rua na região da Lapa

Projeto oferece aulas para os conviventes aprenderem a customizar cadernos, canetas e chaveiros

28/02/2020 16h38

Oito pessoas seguram cadernos e posam para a foto com a oficineira.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Desde o final de janeiro, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) Modalidade 4 da Lapa vem realizando uma oficina de confecção de cadernos com os conviventes. O objetivo é desenvolver uma atividade terapêutica que possa servir como fonte de renda para àqueles que mostrarem interesse na atividade.

A oficina faz parte do projeto “Um futuro melhor” que busca incentivar a confecção de artesanatos utilizando materiais como EVA, cola e glitter na produção de materiais escolares, como cadernos e canetas. O gerente do SEAS 4, Francisco de Carvalho Neto, conta que o propósito é desenvolver habilidades pouco exploradas pelos conviventes. “O projeto visa contribuir para o fortalecimento de vínculos entre os atendidos através do trabalho comunitário, assim como o desenvolvimento de habilidades para possível fonte de renda”.

O convivente Jeferson da Silva é uma das pessoas que acredita que a atividade pode auxiliá-lo na busca por uma nova atividade profissional. “A oficina me apresentou novos horizontes, com ela posso até garantir uma renda e retomar a minha independência financeira”, conta.

O SEAS é responsável por auxiliar pessoas em situação de rua e também atua divulgando as possibilidades da rede de benefícios socioassistenciais que se aplicam a eles. Além disso, promove ações que auxiliam na reinserção familiar e comunitária através de passeios e atividades de integração.

Menino segurando um caderno customizado em que está escrito “Ingrid”.