Atendimento Diário Emergencial Vila Leopoldina promove passeio cultural

Visita foi pensada para proporcionar um maior contato com a natureza e com os animais

: Dezenas de homens e mulheres estão na parte de dentro de um parque. Todos olham e fazem pose para a foto.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

 Na última segunda-feira, 24/02, 14 conviventes que frequentam o Atendimento Diário Emergencial (ATENDE 5) Vila Leopoldina, participaram de um passeio cultural no Parque da Água Branca. O objetivo da equipe técnica era apresentar aos conviventes um espaço público que pudesse proporcionar um maior contato com a natureza e com os animais.

"As pessoas que se encontram em situação de rua, sofrem com inúmeras adversidades da questão social. Trazê-los para conhecer esse espaço que também fica localizado na zona oeste, faz com que se sintam mais inclusos na região em que vivem", destaca a assistente social do ATENDE, Luana Silva.

Na visita os atendidos conheceram logo de cara o Aquário do Instituto de Pesca, que foi o primeiro aquário construído na capital paulista. Para eles foi explicado não somente os tipos de peixes, mas também a importância de não se realizar descartes irregulares, pois isso influencia diretamente no meio ambiente e na vida dos animais aquáticos. Após esse momento reflexivo, foi possível andar pelo parque e conhecer o lago das carpas, espaço de leitura e os cavalos dos praticantes de hipismo.

Durante o passeio os conviventes foram trazendo alguns feedbacks sobre o momento. O espírito de natureza que o parque oferece fez com que muitos relembrassem a infância, principalmente para aqueles que cresceram no interior.

Para o beneficiário Durval Oliveira, o parque é lugar propício para se fazer programas com os familiares. “Me identifiquei muito com o local. Eu gostaria de passar um dia inteiro aqui junto com os meus filhos”, revela.

Dez conviventes estão na beirada de um lago. Todos observam os peixes que estão nadando