Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo mobiliza mulheres da Casa Marta e Maria

O objetivo é sensibilizar as conviventes a respeito da dependência do álcool e a importância de buscar o tratamento adequado

Mulheres sentadas em sofás observam uma agente da Unidade Básica de Saúde.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Em razão da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Mulheres: Casa Marta e Maria, localizado na região do Belém, realizou nos dias 18/02 e 22/02 atividades relacionadas ao tema. O objetivo era sensibilizar as conviventes a respeito da dependência química do álcool e a importância da busca por tratamento. Ao todo, 42 pessoas participaram das ações.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os países que mais consomem bebidas alcoólicas na América Latina. São 8,7 litros de álcool puro por ano, enquanto a média mundial é de 8,4 litros. O número alto condiz com a relação equivocada que muitos ainda mantêm com a bebida. Ela é vista como algo comum, que já faz parte da rotina, e é exatamente este o problema. Foi pensando nisso que a Casa Marta e Maria se mobilizou para conversar sobre o tema dentro do serviço.

Durante os dois dias foram realizadas rodas de conversa. Em um primeiro momento foi debatido os impactos da ingestão excessiva do álcool. A ideia foi marcar o Dia Internacional de Combate ao Alcoolismo, com um cine debate do filme “28 dias”, que retrata as consequências de dirigir veículos sob o efeito dessa substância.

Já no dia 22/02, as técnicas responsáveis pela atividade abordaram também o tema das drogas e promoveram uma troca de ideias entre as conviventes. A psicóloga do serviço, Monique de Almeida, conta que as atendidas participaram ativamente da discussão. “Elas conseguiram compartilhar situações vividas por pessoas próximas, e refletiram a respeito da sua própria relação com as substâncias químicas”.

A ação de prevenção foi realizada em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Belenzinho, que aproveitou a proximidade do carnaval para chamar atenção para a questão da prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), também ocorreram distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos.

 

Mulheres sentadas assistem a exibição do filme “28 dias”