Cine Debate: Núcleo de Convivência São Martinho de Lima conta com a presença de Denise Fraga

A atriz faz visita na região da Mooca, e volta ao passado da história do Brasil junto aos conviventes

 Denise Fraga explica um pouco mais sobre a história do filme enquanto a direita os conviventes a observam.

Texto: Rafaela Santos
Fotos: Wagner Origenes

Na manhã da última terça-feira (18/02), aconteceu o Cine Debate no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua – São Martinho de Lima I, no bairro da Mooca. Estavam reunidas 30 pessoas entre conviventes, funcionários e convidados, para juntos assistirem ao filme “Hoje”, da diretora Tata Amaral. Desta vez os participantes entraram em debate com Denise Fraga, atriz, cronista, que já participou de peças teatrais e novelas que marcaram época.

Um pouco da história é baseada no livro “Prova Contrária” de Fernando Bonassi, que volta ao passado que não foi apagado na história do Brasil, o Regime Militar. O filme é protagonizado por Vera (Denise Fraga), a personagem é uma ex-guerrilheira, sobrevivente e viúva, que após receber uma indenização do Governo e comprar um apartamento em São Paulo com o mesmo dinheiro que lhe foi dado começa a ter visões e lembranças do ex-marido, uruguaio, Luiz (César Trancoso) que, também, era um dos guerrilheiros, porém foi capturado e morto durante a ditadura.

Envolvidos pela narrativa dramática de Tata Amaral a obra deu espaço a uma conversa ampla entre os participantes e Denise sobre os acontecimentos daquela época. O que foi uma surpresa para a atriz “uma pessoa que não identifica o código poético acharia o filme desinteressante, e hoje o que aconteceu foi diferente você via que todos estavam bem atentos aos detalhes”, afirma. Além disso, Denise expressou seu sentimento a todos e disse estar impressionada, “a arte move qualquer lugar, quando há diversidade ela dá um bálsamo a nossa vida nos permitindo uma noção maior até da imperfeição humana“ conclui.

Francisco Alves, 49, cozinheiro, aspirante a ator e um dos conviventes estava presente e nos conta: “a participação de pessoas como a Denise é muito importante. Hoje eu simplesmente aprendi muito mais sobre o que é o teatro e o cinema” conta Alves. “Estou grato!” conclui.

O Cine Debate acontece desde 2016, e apenas em 2018 começaram as iniciativas de trazer cineastas ao local. Os frequentadores do Núcleo de Convivência só tiveram essa chance devido à persistência do orientador socioeducativo Thiago Covelli. Segundo ele, o objetivo é levar um convidado por semana ao Cine Debate, a agenda de março de 2020 já se encontra cheia. “Usar o poder do cinema é essencial para fortalecer o convívio entre todos, sendo, muitos destes filmes um reflexo da realidade de cada um ali”, afirma.

O fato de a indústria cinematográfica brasileira estar crescendo e tratar de questões sociais são, também, uma das motivações do orientador socioeducativo a ampliar sua rede de contatos entre atrizes, atores, críticos brasileiros entre outros. Assim, compartilhando junto aos conviventes do São Martinho de Lima I as narrativas que atravessam gerações.

Serviço

O Núcleo São Martinho de Lima I funciona em parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Localizado na Rua Siqueira Cardoso – 277, o serviço oferece alimentação, atendimento social e atividades socioeducativas para 600 pessoas em situação de rua, acima de 18 anos.

Sobre a mesa no canto direito estão posicionados os equipamentos de vídeo, e em destaque a capa do filme “Hoje” deixado em pé sobre o DVD. Ao fundo está Denise Fraga convidada da semana.