Oficinas desenvolvidas em serviço da Zona Sul preparam crianças e adolescentes para o carnaval

Os atendidos poderão desempenhar as técnicas adquiridas em bloco que desfilará no Jardim São Silvério

 : A imagem mostra uma camiseta branca personalizada para o carnaval. No centro está escrita a frase “Felicidade não tem idade”.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo

Os jovens que convivem no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Plácido Souza Filho, na região do Sacomã, já estão preparados para o carnaval deste ano. Eles vêm participando de oficinas artísticas que foram desenvolvidas durante o mês de fevereiro e acabaram sendo preparatórias para a folia.

Nas oficinas de dança, os atendidos aprendem novos passos e coreografias, além de cantarem as tradicionais marchinhas de carnaval. Os conviventes vão poder desempenhar as novas técnicas no dia 21/02, quando ocorrerá o “Quarteirão Folia”, bloco carnavalesco que o serviço participa com algumas creches que estão próximas ao serviço e juntos desfilam no entorno das ruas do Jardim São Silvério, bairro onde o CCA fica localizado.

E se alguém pensa que os atendidos irão usar fantasias compradas está muito enganado. Além da fantasia, as máscaras, as camisetas e os demais adereços que serão utilizados no bloco foram confeccionados pelos mesmos em oficinas também realizadas durante este mês.

“Gostei muito de fazer as camisetas, usando várias cores de tinta e glitter”, cita a convivente Lauara Silva.

Para a assistente técnica, Jéssica Giuseppe, a confecção além de desenvolver e aumentar as habilidades, também ajudam os próprios funcionários a entender melhor o que cada criança pensa. “As cores e as formas usadas na elaboração dos adereços dizem muito sobre a personalidade e os gostos deles. Isso nos ajuda a compreender seus pensamentos e o que nós devemos fazer para solucionar casos específicos”, esclarece a técnica. ,