Estudantes de medicina alertam crianças sobre risco de intoxicação causada por ingestão de produtos químicos

Durante palestra os veteranos explicaram didaticamente sobre a prevenção de acidentes domésticos e o perigo da reutilização de embalagens

36 crianças aparecem em uma sala, sentadas em cadeiras plásticas enfileiradas, assistindo a vídeo educativo de orientação exibido em telão.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

Os conviventes do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Solid Rock, localizado na zona norte da capital, tiveram aula ministrada por alunos do quinto ano de medicina, da Universidade Nove de Julho, sobre prevenção de acidentes domésticos causados por intoxicação.


Crianças são as maiores vítimas das intoxicações, por isso, é extremamente importante conscientiza-las, evitando assim a ingestão de substâncias químicas.

“Foi alertado sobre embalagens de produtos sem identificação, medicamentos, perfumes, raticidas e inseticidas” afirma a gerente do CCA, Débora Goldone.

Segundo ela, slides, vídeos dinâmicos e brincadeiras interativas foram os meios didáticos utilizados para que as 36 crianças de 6 a 14 anos conseguissem compreender o tema de forma simples e fácil.

A convivente Isabela Costa, 9 anos, comenta sobre o que aprendeu: “não podemos mexer, tomar, coisas que a gente não sabe o que é, porque pode ser que seja produtos de limpeza que nossa mãe compra” adverte a menina.

A professora do Internato de Atenção Primária, Lívia Monteiro Elias, acompanhou os alunos de medicina durante a visita e supervisionou a palestra dada às crianças.

O objetivo é que eles mesmos compartilhem essas informações dentro de suas casas, levando conhecimento aos seus responsáveis. O pequeno Matheus Rosa, 9 anos, relata o que entendeu: “não pode colocar veneno de rato em lugares muito escondidos, nem reutilizar embalagens de remédios, de água sanitária e desinfetante” declara o atendido.

Crianças reunidas em sala aparecem assistindo palestra. À frente da sala, telão que exibe slides educativos sobre o tema.