Paraisópolis recebe mutirão de cadastro único da Prefeitura de São Paulo para acesso aos programas sociais

A ação faz parte do Projeto Comunidades e mobilizou os moradores para atualização e inclusão no CadÚnico e orientações da rede socioassistencial

Em uma sala de parede laranja, três mulheres estão em destaque. Duas, sendo uma adulta e uma adolescente, estão sendo atendidas por uma entrevistadora. Na mesa há documentos e folders. Ao fundo há outras mesas com atendimentos.

Fotos: Wagner Origenes
Texto: Juliana Liba

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou neste sábado, 15/02, um mutirão de atendimento na Vila Andrade para inclusão e atualização das famílias de Paraisópolis no cadastro único. O evento ocorreu das 09h às 16h no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São José, onde os moradores puderam sanar as dúvidas dos programas de transferência de renda e receberam orientações de outras políticas públicas. A ação contou com 117 famílias atendidas, efetuando 67 cadastros. Destes, 36 foram atualizações e 31 novos.

O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Este cadastro dá acesso a diversos programas sociais, como o Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício de Prestação Continuada, ID Jovem, entre outros.

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Andrade, Silvia Marina Pedroza, o mutirão foi importante na região. “Viabilizou a realização e atualização dos cadastros das famílias que tinham dificuldade durante a semana”, conta.

Cadastradores e equipes do CRAS Vila Andrade, do CCA São José e do Serviço de Assistência Social à Família (SASF) Paraisópolis realizaram os atendimentos, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella e a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, também estiveram presentes para prestigiar o evento.

Para a moradora da comunidade, Patrícia Silva Reis, 38 anos, o mutirão foi importante para atualizar seu cadastro. Com dois filhos, que são atendidos nos CCAs, ela procura alternativas para o orçamento de casa. “Estou desempregada e indo atrás de emprego, mas ao mesmo tempo vim solicitar acesso aos benefícios sociais para auxiliar”, conta Patrícia.

O mutirão faz parte das ações da Assistência Social no Projeto Comunidades, parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo. Esta iniciativa abrange obras e serviços de educação, saúde, assistência social, emprego e empreendedorismo, justiça e cidadania, proteção a mulheres vítimas de violência, cultura, esporte, lazer e infraestrutura. Desde dezembro de 2019 a SMADS tem se reunido sistematicamente com os órgãos estaduais e municipais e com representantes da União dos Moradores de Paraisópolis de modo a definir as medidas a serem atendidas.

“Estamos fazendo uma ação específica em parceria com outras esferas públicas para que a população de Paraisópolis possa ter seus direitos garantidos em outros programas sociais”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella. “O serviço acontece de segunda a sexta-feira nos CRAS, mas realizar mutirões no final de semana pode expandir o atendimento”, completa.

Serviços
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), os moradores de Paraisópolis são atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Andrade, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Campo Limpo e sete serviços conveniados oferecendo 1.750 vagas.

Entre os serviços estão os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA), Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF), Centro Dia para Idoso e Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Atendimento CadÚnico
O munícipe pode solicitar o serviço por meio do Agendamento eletrônico da prefeitura, pela Central SP156 e também pelo Descomplica SP.

Quatro pessoas estão em pé na recepção enquanto solicitam orientações para os funcionários que estão sentados em cadeiras atrás da mesa. Há folders e lista de presença apoiados na mesa.

Seis mulheres posam para a foto, sendo as secretárias do município e do estado, funcionárias e gerentes dos serviços.