Idosos do bairro de Vila Prudente participam de palestras sobre o bem estar da terceira idade

Os encontros abordaram assuntos importantes como prevenção de acidentes e uso de extintores de incêndio

 Vários idosos sentados em cadeiras assistindo a uma palestra.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Buscando garantir um envelhecimento saudável para os atendidos, o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Respeito e Dignidade realizou, na última semana, palestras com temas relevantes para essa faixa etária. Os encontros ocorreram nos dias 12 e 13/02 e abordaram questões como noções de primeiro socorros e a importância de uma alimentação saudável.

Para iniciar o primeiro dia de discussões, o serviço recebeu o bombeiro civil Paulo Antônio da Silva que apresentou de maneira didática ferramentas de autocuidado e atitudes para prevenir acidentes. A gerente do serviço, Márcia Schimdt, conta que os idosos participaram ativamente das palestras e aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre questões do dia a dia.

Um deles levantou a dúvida sobre como agir caso alguma criança engasgue, tendo em vista que a maioria dos participantes convivem com os netos. Frente a isso, o bombeiro explicou como realizar a manobra correta, e caso a pessoa não saiba fazê-la a orientação é ligar para o número 192 ou 193, conhecido como o Serviço de Atendimento de Urgência.

Já no dia 13/02 a nutricionista Vanessa de Araujo realizou uma palestra sobre a importância dos probióticos (Kasei Shirota) e dos nutrientes na alimentação. Foram divulgadas informações para garantir o bom funcionamento do intestino e a importância de associar uma boa nutrição com atividades físicas. “Essa palestra foi muito bem aceita, eles puderam trocar experiências e compartilhar ideias”, conta Márcia. Ao todo 43 idosos participaram da discussão.

As atividades propostas durante essa semana seguem o ideal do NCI de favorecer aos conviventes através de atividades socioeducativas que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de socialização.