Oficina de Tai Chi Pai Lin faz com que idosos exercitem corpo e mente

As aulas de meditação acontecem toda semana no Núcleo de Convivência para Idosos Jova Rural

Cerca de dez idosos aparecem reunidos em sala se alongando durante aula de Tai Chi.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

A professora de Tai Chi Pai Lin, Walkíria de Souza, explica sobre a prática milenar chinesa trabalhada com os idosos do Núcleo de Convivência para Idosos (NCI) Jova Rural desde 2017. “Treinamos movimento e serenidade, então precisamos de silêncio. O mais interessante é que cada convivente faz os movimentos até aonde seu corpo consegue” declara Walkíria.

Ainda segundo ela, o intuito dos exercícios é buscar o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente. “É uma prática medicinal porque ajuda a controlar nosso emocional isolando doenças como ansiedade e depressão” afirma a professora.

A convivente Maria de Jesus Souza, 62 anos, comenta a melhora na sua saúde e qualidade de vida. “Sempre tive muitas dores no corpo e agora me sinto muito bem, alegre, feliz, leve, outra pessoa” destaca a senhora.

O convivente, Americo Lopes Simões, 86 anos, participa da oficina de Tai Chi Pai Lin há um ano e meio e demonstra seu entusiasmo com as aulas. “Por vezes entramos carrancudos, tensos e aos poucos vamos relaxando, esquecendo os problemas. É impossível sair da mesma forma que entrou, só se não se concentrar” garante o aluno.

Cerca de dez idosos aparecem reunidos em sala se alongando durante aula de Tai Chi.