Centro para Crianças e Adolescentes Conosco proporciona almoço saudável para atendidos

O serviço busca influenciar positivamente os hábitos alimentares trazendo novos sabores ao cardápio

Dezenas de crianças estão reuniadas posando para a foto. Na frente deles, há uma mulher e três homens usando roupas de cozinheiro.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo 

Um almoço saudável foi ofertado para 180 crianças atendidas pelo Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Conosco, localizado na região de Parelheiros, no dia 10/02. A ação foi viabilizada através da colaboração da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

O almoço começou a ser pensando quando o gerente do serviço, Nivaldo Félix, participou juntamente com a cozinheira Mariney Oliveira, de uma capacitação chamada “Segunda Sem Carne” (SSC) promovida pelo Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e pela SVB, em novembro do ano passado. A SSC faz parte do treinamento de culinária saudável da Sociedade Vegetariana Brasileira.

“Esta capacitação que a SMADS ofertou foi de extrema importância. No dia da formação foi perguntado quais os serviços que tinham o interesse em receber esta formação no serviço para preparar a alimentação saudável juntamente com as cozinheiras. Eu não pensei duas vezes e preenchi a ficha para inscrever nosso serviço”, conta Nivaldo Félix.

E para trabalhar com a equipe de cozinheiras do CCA, os chefes de cozinha, André Vieland e Mateus Santos, que fazem parte da SVB, foram até o espaço para realizar um incrível e delicioso almoço para os conviventes. A atração principal foi uma receita que os conviventes jamais haviam experimentado. Um hambúrguer de grão-de-bico com cenoura, beterraba, farinha de mandioca e algumas especiarias. Tudo isso acompanhado de arroz, feijão, salada de acelga com tomate e uma magnífica maionese feita com molho de ervilha.

“Eu achei o cardápio muito diferente e gostei muito das receitas. Espero que eles voltem em breve para fazer mais pratos bons assim”, conta o atendido João Luís, de 12 anos.

Para o gerente do serviço, momentos com este influenciam positivamente nos hábitos alimentares e na saúde das crianças. “Temos sempre a obrigação de proporcionar uma alimentação saudável e diferenciada para nossas crianças e adolescentes trazendo novos sabores e diversificando nosso cardápio, além de promover a sustentabilidade através da redução no consumo de carne animal e derivados. Agora nós tentaremos implementar essa e outras receitas em nosso cardápio no dia a dia”, finaliza.

Três homens e três mulheres estão abraçados, de pé, dentro de uma cozinha. Todos olham e fazem pose para a foto.