Centro de Acolhida Especial Carlos Strabelli propõe oficina para reaproveitar caixas de leite

Durante dois encontros os conviventes confeccionaram vasos com o material reciclado

Mesa redonda com 5 vasos sendo confeccionados pelos conviventes.

Texto: Helena Lima
Fotos: Acervo

Para estimular a criatividade de seus conviventes, o Centro de Acolhida Especial (CAE) Carlos Strabelli, localizado no distrito Ermelino Matarazzo, vem realizando encontros com os seus atendidos para a confecção de vasos feitos a partir de caixas de leite.

A oficina ocorreu em duas etapas. A primeira envolveu toda a preparação das caixas, incluindo lavagem e montagem, e foi realizada durante o mês de janeiro. A última etapa aconteceu no dia 07/02, quando todos se reuniram para pintar e decorar os vasos. Para confecciona-los eram necessárias cinco caixinhas de leite que eram envoltas em fita crepe e massa corrida. Aproximadamente 15 pessoas participaram da atividade.

A técnica social, Mirna Oliveira, conta que as oficinas de artesanato para opções de geração de renda ocorrem quase todos os meses, dependendo da disponibilidade de voluntários e materiais. “Além de despertar a criatividade e mostrar que podemos ser empreendedores, essas oficinas também geram momentos de socialização e ajudam na construção de vínculos entre as famílias”, conta.

Para a convivente Andréa Ribas, a técnica desenvolvida pela oficineira Alice, abriu muitas portas para sua recolocação profissional. Ela conta inclusive que já está conseguindo comercializar os vasos produzidos. “Mostrei meu trabalho pronto para alguns amigos e eles já me encomendaram alguns outros vasos”, conta.

Um pai com um menino sentados em uma mesa sorrindo para a foto.