Serviço Especializado em Abordagem Social Modalidade 4 Lapa atende população com projeto ‘Salão na Rua’

A tenda de atendimento localizada na Avenida Manuel Bandeira trabalha com questões importantes como a valorização do autocuidado

Homem atendido aparece de cabelo e barba cortada ao lado do assistente que o atendeu.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

Uma vez por mês, a equipe de profissionais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) IV Lapa realiza o “Salão na Rua”. O projeto consiste no atendimento a pessoas em situação de rua que necessitam de cuidados pessoais.

A tenda de atendimento fica localizada Avenida Manuel Bandeira, onde os assistentes conseguem trabalhar com os atendidos, questões importantes como valorização do autocuidado, higienização pessoal, aparência e bem-estar.

Segundo o gerente do serviço, Francisco Xavier de Carvalho Neto, o intuito principal do projeto é contribuir para a melhora da autoestima. “Acreditamos que a autoestima é um fator fundamental quando falamos de reintegração social” afirma o gerente.

O atendido, Mateus Bauzi Costa, cortou o cabelo e declara “A aparência é tudo, né?! Principalmente para buscar um emprego. Eu agradeço muito” conclui o jovem.

Além da contribuição para o trato pessoal, a iniciativa contribui diretamente com o sentimento de motivação.
“Quando mostramos o resultado do novo visual procuramos mostrar que o esforço de nos procurar gerou uma transformação, e que ele, o atendido, é capaz de transformar outras coisas bem mais importantes, se buscar por isso também” completa Francisco.

A assistente social, Leydiane Aguiar Alves comenta os benefícios do Salão na Rua “Quando cuidamos do nosso corpo, a mente se anima, o que resulta na vontade de mudar nossa realidade” acredita a assistente.

Homem sentado em cadeira enquanto assistente social corta seu cabelo. De fundo, um banner que leva o nome do serviço e suas ações.