Sambódromo do Anhembi recebe conviventes para ensaio de Carnaval

Parceria com a Associação Roda Viva levará a Associação de Amigos dos Excepcionais do Brooklin (AAEB) para desfilar junto com as escolas de samba

Várias pessoas em pé e alguns cadeirantes em uma quadra poliesportiva vestindo camisetas vermelhas e amarelas.

Texto: Helena Lima 
Foto: Acervo

Desde o ano passado, o Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPcD) II e III da Associação de Amigos dos Excepcionais do Brooklin (AAEB) firmou uma parceria com a Associação Roda Viva, uma entidade que promove a integração de deficientes em eventos culturais e que há alguns anos participa do Carnaval de São Paulo, na ala destinada às pessoas com deficiência.

O objetivo esse ano é possibilitar a participação dos atendidos, familiares, funcionários e convidados da AAEB no Carnaval 2020. Para isso, estão sendo realizados ensaios desde setembro de 2019, na sede do Roda Viva, localizado na Zona Leste da cidade.

Os assistidos participarão dos desfiles das Escolas Amizade, Leandro de Itaquera, Morro da Casa Verde, Mocidade da Mooca e do Bloco Afoxé. Conforme a proximidade do Carnaval, outros ensaios também estão sendo realizados no Sambódromo do Anhembi, o último ocorreu no dia 08/02.

A gerente do serviço, Joana Catalano, conta que a expectativa para o evento é alta. “Para nós da AAEB, é muito satisfatório participar do maior evento popular de São Paulo. É uma forma de promover a inclusão social e cultural através do entretenimento”, diz Joana.

A AAEB realiza desde 1984 atendimentos terapêuticos e socioeducativos para pessoas com deficiência intelectual e múltipla e apoio psicossocial aos seus familiares. "O objetivo não é somente a Inclusão Social, mas o Protagonismo das pessoas com Deficiência Intelectual , quebrando paradigmas e promovendo a acessibilidade atitudinal", completa.