Assistência Social realiza seminário sobre serviços para população idosa

Evento da Proteção Social Especial trouxe dados de atendimento da pasta e articulação intersetorial para fortalecer o acesso aos direitos

Idosos sentados realizam apresentação do coral no palco. Ao fundo está a projeção do slide do seminário.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Wagner Origenes

Na última sexta-feira, 07/02, no Salão Nobre da Universidade de São Paulo (USP), ocorreu o seminário “Retratos dos Serviços para Pessoa Idosa da Proteção Social Especial”, evento idealizado pela Coordenação de Proteção Social Especial (CPSE) com o apoio do Espaço Público do Aprender Social (ESPASO). Cerca de 500 pessoas compareceram ao evento, que se iniciou com um coral do Centro Dia para o Idoso (CDI) Bom Retiro.

Além da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, também estiveram presentes autoridades e referências na defesa do direito do idoso, tais como a promotora de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual, Cláudia Maria Beré, a coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Sandra Regina Gomes, presidente do Grande Conselho do Idoso, Marly Augusta Feitosa da Silva, a defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública, Fernanda Dutra Pinchiaro, e a coordenadora da área técnica do idoso da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rosa Maria Bruno Marcucci. Todos compuseram a mesa de abertura do evento.

O objetivo do seminário, além da apresentação dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), era oportunizar reflexões sobre as atividades desenvolvidas nos serviços tipificados, seus objetivos e resultados. Outro tópico importante foi articular a aproximação entre a Assistência Social, a Saúde e a Justiça, com intuito de promover aumento da qualidade de vida da população idosa. Dentre os inscritos que assistiram ao seminário, parte deles era composta por profissionais da saúde, com o interesse de saber como funcionam os serviços para idosos da SMADS.

A colaboração intersetorial foi um tópico recorrente na primeira parte do seminário. Segundo o coordenador da Proteção Social Especial, Nelson Aldá, “é importante divulgar os serviços da pasta e quais trabalhos são realizados”, comenta. Já para a promotora Claudia Maria, “o seminário pode servir como parâmetro para outros trabalhos intersetoriais envolvendo outras parcelas da população”, relata.

Após a mesa de abertura, os CDIs de Santana e Pinheiros e a Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São Miguel apresentaram medidas que cada serviço tomou para melhorar a vida dos usuários e que podem servir como exemplo para a rede. Já o Centro de Acolhida Especial para Idosos (CAEI) Casa de Simeão trouxe um de seus acolhidos, Antônio Alexandre de Andrade Patto de 77 anos para contar sua experiência no serviço.

Em sequência, as analistas Claudia da Rosa Lima e Juliana Gadini, da CPSE, exibiram dados de abordagens e parcerias da SMADS e destacaram a importância do serviço realizado por cada assistente social ali presente, uma vez que a cidade de São Paulo é referência em Assistência Social.

O seminário teve seu encerramento feito por conta do CAEI Morada Nova Luz, em uma animada apresentação de dança. Para a equipe da Proteção Social Especial, o evento foi muito positivo, e há perspectivas de realizá-lo anualmente.
 

Atrás de mesa de madeira, a secretária Berenice Giannella aparece em pé com microfone na mão, falando para público e rodeada de outras autoridades. A direita do quadro há uma bandeira do estado de São Paulo

Idosos, entre mulheres e homens, estão de costas para a fotografia e de frente para o público agradecendo a apresentação de dança.