Reunião intersecretarial prevê melhora no atendimento a crianças e adolescentes de Parelheiros

Estiveram presentes cerca de 50 pessoas das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação

Dezenas de pessoas estão dentro de uma sala de aula, sentadas em carteiras escolares. Na frente da sala, há uma mulher de pé falando.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo


Na data de 31/01, a Supervisão de Assistência Social (SAS) Parelheiros promoveu uma reunião intersecretarial, envolvendo serviços da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da região de Parelheiros e Marsilac.

O encontro serviu para anunciar ao público os cinco novos conselheiros tutelares que passarão a atuar na região. Após o anúncio, a supervisora de assistência social de Parelheiros, Adriana Rezende, fez uma apresentação sobre temas como política de assistência social, serviços conveniados e o fluxo de encaminhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com Adriana, o objetivo maior é a proteção integral das crianças e adolescentes no sentido de prevenir a violação de seus direitos. “Sempre afirmo que é de suma importância a articulação intersetorial entre as diversas políticas públicas, o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário a fim de fortalecer os serviços públicos e os vínculos familiares e comunitários”, explica.

Para Fábio Souza, gerente do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) São Norberto, promover encontros com diferentes secretarias é importante, pois ajuda a tornar o trabalho mais entrosado.

“Esse momento intersetorial é de extrema importância. É gratificante saber que também podemos contar com a presença dos representantes do Conselho Tutelar, que estão sempre presentes, nos dando suporte para melhor desempenho na execução de nosso trabalho. Quero agradecer ao CRAS e a SAS de Parelheiros por nos proporcionar momentos como esses em nossas supervisões coletivas”, afirma.

Outros encontros como estes já estão marcados. O próximo acontecerá no dia 27/03, na sede do Centro Convivência Intergeracional (CCINTER) Embura Marsilac e terá a apresentação do Conselho Tutelar, explicando como funciona o fluxo de trabalho , encaminhamentos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dezenas de pessoas estão dentro de uma sala de aula, sentadas em carteiras escolares. Na frente da sala, há um homem e uma mulher de pé falando.