Serviço de Medidas Socioeducativas Lajeado promove parceria com o CIEE

O projeto “Oficinas de Cri@tividades” busca despertar reflexões a respeito do mundo profissional

Aproximadamente 15 pessoas sentadas de costas observando uma professora. Do lado direito encontra-se um homem em pé de blusa preta.

Texto: Helena Lima
Fotos: Wagner Orígenes

Para auxiliar os jovens na busca pelo primeiro emprego, o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMSE/MA) Lajeado-Projesp firmou uma parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O objetivo é fornecer orientação profissional por meio de oficinas para o público com idade entre 14 e 23 anos.

A parceria teve início no dia 14/01 e recebe uma vez por semana a educadora social do CIEE Roberta de Cristofaro, que conversa com 45 alunos sobre temas como identidade, trabalho, currículo, entrevista, negociação, postura e imagem profissional. As atividades buscam incentivar o protagonismo juvenil através de simulações de entrevistas de emprego e dinâmicas que podem ser solicitadas durante um processo seletivo.

O projeto “Oficinas de Cri@tividades” promovido pelo CIEE é inspirado no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e têm como objetivo propiciar debates, ressignificações e novos conhecimentos relacionadas ao mundo do trabalho. O intuito é oferecer a oficina para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede socioassistencial através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O gerente do serviço, Nelson Vinícius Brittes, conta que a ideia é abrir outra turma no início de maio após a finalização dos dez encontros previstos. “Tivemos uma recepção muito boa do projeto. Além dos meninos em medida socioeducativa, conseguimos abrir algumas vagas para atender adolescentes de outros serviços da região, o que foi muito bacana”, conta.

R.A., de 16 anos, frequenta um Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) e conta que até agora tem aprendido bastante com o projeto desenvolvido no SMSE. “Eles passam várias dicas bacanas para gente, a respeito de como se vestir e o que falar ou não na entrevista, acho muito legal porque não tenho esse tipo de conversa com os meus pais, então sinto que as aulas estão me ajudando bastante para me preparar para os processos seletivos”.

 

Homem de blusa azul preenchendo uma ficha cadastral.