Atendimento Diário Emergencial Roberto Marinho realiza oficina de artesanato

Semanalmente o serviço ensina a confeccionar diferentes tipos de acessórios

Quatro atendidos sentados em uma mesa recebendo orientações da oficineira.

Texto: Helena Lima
Fotos: Wagner Origenes

Desde o último ano, o Atendimento Diário Emergencial Roberto Marinho (ATENDE 4), localizado no bairro do Brooklin, vem realizando encontros semanais com os seus atendidos para a confecção de artesanatos. A oficina acontece todas as quartas-feiras às 16 horas.

As aulas são ministradas pela oficineira Zilda de Oliveira, que ensina os conviventes a fazerem desde adereços para os cabelos, até chaveiros. A gerente do serviço, Patrícia Escame, conta que mesmo com a rotatividade de pessoas, os encontros contam com a participação de aproximadamente 20 alunos. “Essa é a oficina que eles mais gostam, acaba sendo uma atividade terapêutica para eles”, conta.

Outro aspecto importante, é que através dela os conviventes aprendem a fazer acessórios que podem se tornar uma fonte de renda no futuro. O atendido João, conta que gosta muito de atividades manuais e que ao longo da vida já aprendeu a decorar vários tipos de tapeçarias. “Hoje estou aprendendo a decorar tiaras e chaveiros, mas também gostaria de aprender marcenaria um dia”, completa.

Diferentemente de João, Wilmar conta que já participou diversas vezes dessa oficina e que gostou muito de aprender a costurar e a mexer com o tecido. “Ainda acho um pouco difícil, mas é muito bom pra distrair e pensar em outras coisas”, conta.

No mês de janeiro, o serviço oferece ainda outras oficinas como barbearia e musicoterapia. O objetivo dessas atividades é promover o acolhimento e a integração entre os atendidos.

Oito atendidos abraçados com a oficineira, sorrindo e posando para a foto.

Tiaras e chaveiros dispostos em cima de uma mesa