PREFEITURA DE SÃO PAULO

Atendimento Diário Emergencial Vila Leopoldina promove rodas de conversa entre pessoas com dependência alcoólica

Os conviventes compartilham suas experiências, forças e esperanças a fim de solucionar o problema em comum e apoiar uns aos outros

15/01/2020 16h27

Imagem da placa do serviço na parte externa do local. A placa azul contem as seguintes informações: Atendimento Diário Emergencial – Vila Leopoldina e o logo da Prefeitura da cidade de São Paulo, logo embaixo, Assistência e Desenvolvimento Social.

Texto: Bianca Bezerra
Foto: Acervo

O Atendimento Diário Emergencial (ATENDE) Vila Leopoldina em parceria com a organização Alcoólicos Anônimos (AA) contribuem para a superação dos conviventes que possuem relação de dependência alcoólica. Por meio de rodas de conversa, os atendidos são estimulados a se abrirem, partilharem seus sentimentos e encorajar uns aos outros com palavras de apoio e incentivo.

“É essencial para a conscientização do mal que as substâncias causam e para poderem compartilhar as suas angústias e conquistas”, declara a gerente do ATENDE, Jéssica P. Castro.

As reuniões acontecem quinzenalmente às segundas-feiras, das 20h às 21h e participam em média 25 pessoas. Ainda segundo a gerente, o que causa mais efeitos é ouvir depoimentos dos que conseguiram vencer a compulsão. “Faz com que o atendido consiga compreender que é possível vencer essa compulsão e manter a sobriedade”, conclui Jéssica.

De acordo com o atendido, Dario Monteiro Campelo, 50 anos, os encontros possibilitam o fortalecimento por meio dos relatos de outros conviventes. “No grupo é possível ouvir muitas histórias, sobre como é lidar com a abstinência, os prejuízos do vício, e me sinto bem em contar minhas experiências também”, afirma Campelo.