Oficina de alfabetização: Centro Temporário de Acolhimento Liberdade se compromete a ensinar conviventes a ler e escrever

A oficina acontece duas vezes na semana e propõe maneiras lúdicas de aprendizado

Sala de aula onde estão quatro alunos sentados em carteiras escolares focado em suas tarefas, com caderno e caneta. Em pé, o professor instruindo a turma. Atrás dele, uma lousa verde.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

Desde agosto do ano passado, o Centro Temporário de Acolhida (CTA) Liberdade conta com uma turma fixa de alunos da oficina de alfabetização, composta por quatro conviventes. A oficina tem como objetivo estimular o desenvolvimento da leitura e escrita.

Segundo o orientador socioeducativo e professor dos conviventes, Wagner Cremonezi, o processo de aprendizado torna-se mais prazeroso quando repassado de maneira lúdica “Por meio de atividades estimulantes conseguimos absorver muito mais o que nos é repassado” acredita o professor.

O orientador relata que os alunos possuem pequenas noções do conteúdo, isso porque alguns pararam de estudar muito cedo ou não tiveram a oportunidade de estudar, entretanto, garante que empenho é o que não falta por parte deles.
“Quem está na sala de aula realmente está interessado em aprender, são muito esforçados”, relata Wagner.

“Aprendi a escrever meu nome e a ler, também consegui ler algumas placas, como o da Avenida São João” relata o convivente e frequentador das aulas de alfabetização, Antonio Milton Domingos, 45 anos.

Antonio ainda revela os planos que tem para o futuro “Continuar a aprender a ler, escrever e voltar a trabalhar, para mudar de vida” afirma o convivente.

As oficinas acontecem duas vezes na semana com duração de uma hora e meia, mas já existem planos para inserir mais uma aula durante a semana.

“Sempre digo a eles: não tenham pressa, o processo é lento, mas o importante é progredir, aos poucos é que se aprende” encerra o professor.

Para o atendido, Luis Erisvaldo Nobre, 52 anos, as aulas têm ajudado em muitos outros aspectos: “Como tenho esquecimento devido à quimioterapia e radioterapia, tem me ajudado na concentração, foco e desenvolvido a memória”.

Pasta preta com a informação por escrito “ALFABETIZAÇÃO – CTA 17 – LIBERDADE”, ao lado um estojo vermelho. Os objetos estão sobre uma superfície branca que se assemelha com uma mesa.