Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social apresenta Protocolo de Ação Conjunta com a Secretaria Municipal da Saúde

As pastas têm como objetivo oferecer um melhor atendimento para idosos em situação de vulnerabilidade social

Um homem e cinco mulheres posam para foto no palco. Eles fazem parte de coordenações atuantes na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal da Saúde. Ao lado esquerdo da foto há um slide que foi usado durante a reunião.

 

Texto: Juliana Batista
Fotos: Wagner Origenes

Aconteceu nesta sexta-feira (10), no teatro do Conselho Regional de Contabilidade, a reunião intersecretarial para apresentação do Protocolo Preliminar de Atuação Conjunta entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal da Saúde.

A portaria assinada em outubro de 2018 visa um atendimento integrado das pastas para com a população idosa em situação de vulnerabilidade social. As equipes realizaram um protocolo preliminar que passa a contar com funcionários da saúde nos serviços de SMADS.

Serão um enfermeiro e um técnico de enfermagem em cada Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Centros de Acolhidas Especiais pra Idosos em Situação de Rua (CAEI), totalizando 40 profissionais. Além disso, serão realizadas ações de prevenção de doenças nos Centros Dias através de integração do serviço com a Rede de Atenção à Saúde. Os atendimentos começam na próxima segunda-feira (13). Essa atuação conjunta será realizada durante 180 dias, para avaliação e atuação, a partir disso, é realizado o protocolo final.

O evento, organizado pela equipe da Coordenação de Proteção Social Especial (CPSE), contou com a participação de gerentes e gestores de parcerias dos ILPIs e CAE Idosos, coordenadores dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e área técnica da CPSE.

A abertura da reunião contou com falas importantes do Coordenador de Proteção Social Especial, Nelson Alda, que garantiu ser fundamental a discussão sobre a situação da pessoa idosa inserida em nossa sociedade e citou a significância de uma “construção coletiva e uma discussão técnica” sobre o tema para progredirmos de maneira eficiente.

A técnica da área do idoso da CPSE, Claudia Rosa Lima, desejou boas vindas para a equipe da área da saúde e apresentou os serviços da assistência social que eles trabalharão a partir da próxima semana. “A nossa atuação com a Secretaria Municipal da Saúde é para termos um diagnóstico melhor para as pessoas dentro dos nossos serviços”, afirma.

Após breve apresentação da Secretaria Municipal da Saúde, os profissionais presentes tiveram a oportunidade de se conhecer, trocar experiências e informações com a equipe dos equipamentos antes mesmo de iniciar os trabalhos.

A SMADS conta atualmente com sete Centros de Acolhida Especiais para Idosos em situação de rua, com 702 vagas; 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos, 480 vagas e 16 Centros Dia para Idosos, 480 vagas.

 

Nelson Alda, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, compõe mesa no palco e fala ao microfone para o público presente.