Centro de Referência e Cidadania do Idoso promove debate sobre envelhecimento

Esta semana, em uma roda de conversa, os atendidos discutiram sobre o tema ‘aceitação'

 : Uma mulher, com caiseta azul fala ao centro da sala de aula. Atrás dela, há seis idosos sentados.

Fotos: Wagner Orígenes
Texto: Juliano Damasco

Todos os meses, o Centro de Referência e Cidadania do Idoso (CRECI), localizado na região central, oferta para seus atendidos a “Hora do Saber”. Esta atividade consiste em uma roda de conversa onde os conviventes do espaço debatem, fazem comentários e relatam experiências a partir do tema proposto. O tema colocado em pauta no dia de hoje, 09/01, foi a aceitação do idoso.

De acordo com Bárbara Fernandes, ministradora do bate-papo, este tema foi escolhido, pois quando alguns idosos chegam aos 60 anos de idade muita coisa muda na sua maneira de pensar e de agir, assim como a sociedade passa a enxergar o idoso de maneira diferente.

“Quando alguns deles completam 60 anos, muitos começam a sentir incapazes, ineficientes e velhos. Esse tema visa mostrar para eles que apesar da idade, ainda é possível fazer muita coisa e levar uma vida completamente ativa. Queremos quebrar este tabu de que pessoas com mais de 60 anos são velhas”, explica Bárbara.

Para o atendido Antônio Queiroz, a dinâmica foi surpreendente. “Aqui nos foi passado informações que não sabíamos. É muito importante sempre estar interado com as coisas”, conta.
 

: Doze idosos estão dentro de uma sala, sentada em cadeiras. Há uma mulher de pé ao centro, falando e segurando um papel no mão.