Centro de Acolhida Especial para Famílias Carlos Strabelli inicia 2020 com decoração temática

A atividade que ocorre mensalmente é também uma forma de fortalecer vínculos

Uma mesa repleta de cartolinas coloridas e tintas guache. Há uma mão feminina auxiliando a pintura da mão de uma criança.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Wagner Origenes 

Como forma de colorir o ambiente e começar o ano de maneira positiva, os conviventes do Centro de Acolhida Especial para Famílias (CAE) Carlos Strabelli, localizado em Ermelino Matarazzo, se reuniram nos dia 03 e 04/01 para decorar um painel exposto no serviço. Ao todo, 15 atendidos ajudaram na decoração.

Essa atividade ocorre mensalmente com um tema específico, geralmente ligado à celebração de cada época. Para o mês de janeiro de 2020 a temática escolhida foi “Férias”, o que resultou na retirada das decorações de fim de ano e a confecção de diversos painéis coloridos, que representam o sol, o verão e o clima de férias.

A iniciativa para as decorações mensais partiu dos orientadores do serviço, que realizam com frequência diversas oficinas artísticas. De acordo com a assistente social do CAE, Mirna de Oliveira, “essas atividades são também uma forma de fortalecimento de vínculos com os conviventes, e atua como terapia ocupacional”, comenta.

O trabalho que demanda dois dias é de grande animação para as crianças, sobretudo aquelas entre oito e 10 anos. Mirna afirma que as mais novas costumam ficar na brinquedoteca, porém, as mais velhas já tem uma participação ativa maior, algo que também serve como incentivo à convivência coletiva.

Duas mulheres e três crianças trabalham na confecção de cartazes. O cartazes amarelos estão em cima de mesas cobertas por toalhas azuis, e alinhadas uma ao lado da outra. Em cima das mesas também há tesouras e uma caixa de tinta guache.