Rodas de conversa fazem parte da rotina no Centro Temporário de Acolhimento Vila Mariana

Os encontros abordam diversos temas como método para fortalecer o vínculo e conquista da autonomia

Em uma sala branca, cerca de dez pessoas em cadeiras de plástico branco sentadas em roda ouvindo uma mulher, que também faz parte da roda falar.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Acervo

Há três anos, o Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Vila Mariana vem realizando rodas de conversa com os conviventes em busca do resgate da autoestima e quebra de preconceitos. Os encontros ocorrem duas vezes por semana e trazem em média 30 participantes com diversos temas, como emprego, família e educação.

A iniciativa para a atividade partiu da própria gerência, que viu a necessidade de discutir assuntos do cotidiano como método para fortalecer o vínculo e conquista da autonomia, tendo em vista a temática social dos debates.

Segundo a Assistente Social do CTA, Ivone Brunherotti, a escolha dos temas é por meio das demandas que os acolhidos apresentam para a equipe. “Procuramos incentivá-los no tratamento de álcool e outras drogas, organização com os seus pertences, higiene pessoal e ouvimos sugestões/reclamações para melhoria do serviço”, acrescenta.

Durante as sextas-feiras as conversas são diferenciadas, pois o debate surge a partir da discussão das temáticas apresentadas nos filmes assistidos. A prática das rodas também melhorou a convivência dentro do serviço.