Idosos atendidos pela assistência social encantam público em peça de teatro

O evento é resultado de muito esforço e dedicação dos conviventes durante o ano de 2019

 Treze idosos estão em cima de um palco, lado a lado, posando para uma foto. Todos estão usando figurinos da peça de teatro.

Texto: Juliano Damasco
Foto: Acervo

A 15ª Mostra Cultural do Centro de Referência e Cidadania do Idoso (CRECI), que foi iniciada esta semana vem ofertando uma série de atividades e apresentações de oficinas que foram desenvolvidas e trabalhadas semanalmente no espaço ao longo de 2019. Uma delas é a de teatro, que encantou e emocionou o público de 40 pessoas no dia 09/12.

A peça “Regiões do Brasil” foi uma verdadeira aula de história e geografia do nosso país. Ela fala das mais populares lendas de cada parte do Brasil. No enredo, um grupo de atores amigos que viajam pelo país em cima de um “Bumba Meu Boi”, vão contando e desvendando as principais lendas brasileiras. Cada região foi representada por uma, sendo a região Norte com a lenda do “Boto-Cor-de-Rosa”, Nordeste com a “Comadre Fulózinha”, Centro-Oeste foi o “Caso das 365 janelas”, Sudeste com o “Saci Pererê”, e a região Sul com a lenda do “João de Barro”.

Escrita e dirigida pelo ator e diretor, Fábio Júnior Pinheiro, a peça é o resultado de muito esforço e um longo e complexo trabalho feito no CRECI durante esse ano. Os 20 atores que se apresentaram, tiveram que ensaiar e praticar bastante as falas, gestos e cenas durantes meses nas oficinas semanais.

“Esse ano fizemos um planejamento pedagógico que foi dividido em três partes. A primeira foi a história do Teatro na Grécia Antiga, depois o teatro da Itália no século XV, conhecida como “Comédia Dell’Arte” e a última parte foi a fundamentação viajando pelo Brasil e conhecendo as mais significativas lendas nacionais”, comenta Pinheiro.

De acordo com um dos atores da peça, Luiz de Souza, de 83 anos, esse trabalho oportunizou e fortaleceu muito o trabalho em grupo no serviço. “O processo foi maravilhoso. Todo mundo colaborou um com o outro. Nós também ajudamos a idealizar a obra com sugestões, e o professor Fábio, atencioso como sempre as aceitou, deixando a construção completamente coletiva”, finaliza o atendido do CRECI.