Primeiro festival Cultural “Arte de Vila” ocorre no Jardim Vera Cruz

Jovens desfrutaram de uma manhã marcada por atividades e apresentações variadas

Cartaz cinza com uma arte contendo três pessoas, uma cantando e duas dançando no centro. Ao lado esquerdo está escrito Intervenções artísticas, ação social comunitária, MC Mendes, MC Chel, Grafite, Roda de Capoeira, Corte de Cabelo. No lado direito está escrito Festival Cultural Arte de Vila.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Wagner Origenes


A comunidade do bairro Jardim Vera Cruz, localizado no distrito de São Mateus recebeu, no dia 6/12, o Primeiro Festival Cultural Arte de Vila, realizado na Casa de Cultura São Rafael. A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (SMSE/MA) Arte de Viver, em parceria com outros serviços da rede socioassistencial da região e reuniu cerca de 100 pessoas.

O festival contou com a presença do Centro da Juventude (CJ) São Francisco, Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim das Rosas e os Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) Cantinho da Paz III e Novos Horizontes.

Com o objetivo de integrar os adolescentes e possibilitar a proximidade com expressões culturais e artísticas que possam despertar potenciais artísticos, todas as atividades foram apresentadas por jovens conviventes da rede, que expuseram suas emoções e sentimentos em forma de dança, rap, funk samba e poesia.

O gerente do (SMSE/MA) Arte de Viver, Heitor Oliveira, explica que a ação foi organizada de forma coletiva. “Criamos essa e outras estratégias de finalizar as atividades no ano nesse festival”, destaca Oliveira.

Em paralelo às apresentações, houve corte de cabelo efetuado por conviventes do serviço que participam de oficinas ministradas no equioamento. Ao todo, dez cortes foram realizados pelos jovens e pelo professor, Cleber Marques. Cinco manicures voluntárias da região também estiveram presentes e atenderam 15 pessoas.

A iniciativa contou ainda com uma equipe de enfermeiros da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rio Claro que distribuiu preservativos e realizou testes de DSTs.

“As ações são planejadas para valorizar as atividades que os jovens desenvolvem ao longo do ano. A previsão para 2020 é que o festival seja ainda mais expressivo”, menciona a gerente do Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) São Mateus, Marilda Fonseca.

Cerca de 100 pessoas sentadas em cadeiras pretas enfileiradas assistem a apresentação de homem cantando em cima de um palco. Ao lado dele há um DJ.