Atividade cultural inclusiva é realizada pelo Centro para Crianças e Adolescentes Procedu Jardim Lapena

A ação promoveu o entendimento histórico do Brasil e sua relação com etnias africanas

Crianças atrás de mesa que expõe retratos de personalidades negras, na parede de fundo com diversas frases de desconstrução e engajamento da causa racial com representação feminina com cabelo estilo Black Power.

Texto: Bianca Bezerra
Fotos: Acervo

No decorrer de novembro, o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Procedu Jardim Lapena, trabalhou questões socioculturais históricas com conviventes de 6 a 14 anos, e no dia 29/11, concluiu os esforços de valorização da cultura e população negra com uma linda festa de celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

“Nunca devemos julgar ninguém pela cor da pele, porque por dentro somos todos iguais” declara o convivente, Guilherme Silva Cardoso, 12 anos.

A proposta do serviço foi trazer aos jovens a compreensão da influência negra no Brasil que persiste até os dias atuais em muitos aspectos: ritmos musicais como samba, frevo e maxixe; nas religiões como umbanda e candomblé; na representação da capoeira e seus instrumentos; na culinária; vestuário e também no idioma que falamos.

Os 60 conviventes envolvidos no projeto aprenderam sobre grandes figuras negras inspiradoras que fizeram história não só em nosso país, mas no mundo inteiro, como Pelé, Nelson Mandela, Martin Luther King etc.

A ação pretendeu colaborar com a promoção do respeito às diferenças e no combate ao preconceito como declara o gerente do CCA, Anderson Pimentel Gomes.

“Eles entenderam a história do Brasil e os atos de luta e resistência da população negra até aqui, esse debate é essencial para a construção social positiva dos jovens”.

Todos ajudaram na decoração da atividade que exibiu frases de desconstrução e engajamento da causa racial, retratos de personalidades negras e a representação em papel crepom do estilo de cabelo Black Power, que significa "Poder Negro". O CCA contribuiu com belos exemplos de afirmação e representatividade.

 

Mesa que expõe retratos de personalidades negras, na parede de fundo aparece diversas frases de desconstrução e engajamento da causa racial.

 

Parede de fundo com diversas frases de desconstrução e engajamento da causa racial com representação feminina com cabelo estilo Black Power.