Seminário na Vila Prudente debate o enfrentamento da violência contra a mulher

Ação é proposta como uma das atividades realizadas dentro dos 16 dias de ativismo

 Dezenas de mulheres se reúnem no fundo de um salão para posar para a imagem. Algumas estão de pé e outras agachadas. Nos cantos da imagem, há dezenas de cadeiras brancas.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Wagner Orígenes


O Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) Casa Zizi, serviço pertencente à Supervisão de Assistência Social (SAS) Vila Prudente e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Vila Prudente, realizou, no dia 28/11, o Seminário “Possibilidades e Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”. Ofertado para funcionárias e técnicas dos serviços que compõem a rede de atendimento ao público feminino na região, a iniciativa teve a parceria do Círculo dos Trabalhadores e o Polo de Prevenção à Violência Doméstica de Vila Prudente.

O seminário objetiva o fortalecimento da rede e o diálogo sobre as formas de combate à violência contra a mulher e também faz parte dos “16 dias de ativismo”, campanha internacional que visa o fim da violência contra mulheres e meninas. A campanha ocorre anualmente, entre 25/11, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A abertura do evento se deu com a apresentação do SLAM Feminista, grupo de mulheres que se impõem por meio de poesias, versos e palavras para criticar, denunciar e contar suas histórias de superação. Depois foi a vez do CDCM de se apresentar. As atendidas mostraram um pouco sobre os atendimentos que ocorrem no espaço, e o trabalho desenvolvido no serviço.

Segundo a assistente técnica do CDMC Casa Zizi, Raquel Teixeira, essa capacitação traz resultados diretos no trabalho desempenhado com o público nos espaços. “Com o conteúdo passado aqui nós conseguimos obter informação, ficamos capacitadas e melhoramos o atendimento às mulheres que tanto precisam” completa Raquel.

Após as apresentações, foram iniciadas as palestras. A primeira teve como tema as “Questões de Gênero” e foi ministrada pela advogada, vice-presidente da União de Mulheres SP, coordenadora das Promotoras Legais Populares e coordenadora do Centro de Defesa das Mulheres na Periferia de São Paulo, Rute Alonso. A segunda sobre “Marcos Legais” teve como palestrante a defensora pública, coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher Pública de São Paulo (NUDEM), Doutora Paula Sant Anna Machado de Souza.

“É um momento que oportuna que nós possamos passar para essas mulheres mais informações e conhecimentos sobre as leis que já existem. Apesar da Lei Maria da Penha ser muito conhecida, o que há dentro dela e de outras leis que garantem a proteção à mulher ainda é pouco difundido e aprofundado”, explica a Doutora Paula Sant Anna Machado de Souza.

O encerramento aconteceu com um debate de 40 minutos sobre os temas abordados nas palestras e um delicioso e farto coffee break para as 140 participantes que se inscreveram no seminário.

: A imagem mostra uma palestrante, que está de pé, dentro de um salão, falando com um microfone na mão. Dezenas de mulheres estão sentadas, prestando atenção no que a palestrante fala.