SMADS lança editais para a implantação de repúblicas na capital

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura da Cidade de São Paulo e contribui para a construção da autonomia das pessoas acolhidas na Assistência Social

 

Texto: Assessoria de Comunicação SMADS
Arte: Isabella Costa

Com base no Programa de Metas da Prefeitura da Cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) lançou editais para a implantação de repúblicas para adultos e idosos em situação de rua. Este serviço compõe a rede de proteção social do município e oferece acolhimento para pessoas com trajetória de rua, representando um passo importante em direção à autonomia dos acolhidos.

Trata-se de uma acolhida provisória e de gestão coletiva, que a visa a superação de situações de vulnerabilidade social a partir da conquista de autonomia pelo acesso a direitos fundamentais. São atendidas pessoas em processo de saída da situação de rua, de construção da autonomia financeira e de reestabelecimento de vínculos comunitários e familiares.

O acesso às repúblicas ocorre por meio de encaminhamentos da rede socioassistencial, principalmente pela atuação dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), dos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e dos demais serviços de acolhimento.

A execução destes serviços será por meio de parcerias com organizações da sociedade civil que atuam na assistência social, que poderão apresentar propostas para o gerenciamento das repúblicas em diversos territórios da cidade de São Paulo. Os editais de chamamento público com as informações sobre requisitos, documentos e critérios de seleção estão disponíveis no site da Prefeitura no link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/legislacao/editais/index.php?p=269575.