ESPASO recebe workshop sobre vegetarianismo

Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) apresentou alternativas para diminuir o consumo de carne

Sete pessoas atrás de uma mesa, sendo dois cozinheiros, dois membros da SMADS e três pessoas da equipe da SVB. Em cima da mesa estão alimentos e um pequeno fogão com uma panela.

Texto:Helena Lima
Fotos: Wagner Origenes

Na última quarta-feira (27/11), o Espaço Público do Aprender Social (ESPASO), realizou uma palestra e uma demonstração culinária para os gerentes e cozinheiros dos Centros para Criança e Adolescente (CCA’s) e os Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA’s). O objetivo era discutir a importância da redução do consumo de carne e incentivá-los a servir refeições vegetarianas pelo menos uma vez por semana.

O evento é resultado da parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) que possui um programa para implementar o cardápio vegetariano nas instituições interessadas. Conforme foi exposto na palestra, os cozinheiros vão até os locais, oferecem um Workshop de treinamento, desenvolvendo um cardápio específico considerando as necessidades de cada local. Depois realizam uma visita in loco para compartilhar dicas práticas e fazer o acompanhamento.

Após a exposição de dados e informações teóricas, os cozinheiros, Milena Sales e André Vieland fizeram uma demonstração de três receitas, um hambúrguer de grão de bico, um quibe de lentilha e um molho bolonhesa feito com carne de soja, posteriormente os convidados puderam degustar esses alimentos. André conta que cada receita pode ser servida em formatos diferentes respeitando a necessidade de cada serviço. “O objetivo é sempre deixar o alimento mais palatável para os atendidos”, conta.

Também foi distribuído um kit contendo um guia de receitas, com dicas práticas para serem executadas no dia a dia, utilizando principalmente grãos, uma importante fonte de proteína. A gerente do Centro para Criança e Adolescente (CCA) Bom Par, Milena Sales, conta que vai levar esse guia para casa. “Essa experiência para mim foi muito agradável, além de levar para o serviço vou usar essas informações para melhorar a alimentação da minha família”.

Hoje, a campanha Segunda Sem Carne, lançada no Brasil em 2009, tem uma parceria com as escolas municipais da cidade de São Paulo, que já oferecem semanalmente uma refeição livre de proteína animal. Para a chefe consultora da SVB, Milena, a tendência é que isso se repita dentro dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). “Hoje tivemos uma adesão muito boa, as pessoas ficaram bem interessadas com o nosso projeto, acredito que sairemos com 100% de adesão”, completa.


Vários pratos em cima de uma mesa com pequenas porções de quibe assado.