CCA em Ermelino Matarazzo oferece dia especial para mais de 100 crianças e adolescentes

Comunidade celebrou o mês da consciência negra com atividades voltadas ao tema “Os Negros de São Paulo”

 

várias crianças posam para a foto sentadas no chão, atrás há uma parede branca em que pintaram a palavra “RESPEITO” de maneira colorida e grande, visando destaque.

Texto e fotos: Mônica Quiquinato

As crianças e adolescentes do Centro para Criança e Adolescente (CCA) Verônica, em Ermelino Matarazzo, tiveram nesta terça-feira (26), o dia dos aniversariantes de novembro, junto com atividades que celebraram o mês da consciência negra com o tema “Os Negros de São Paulo”. O CCA é administrado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) União Cidade Líder e atende 120 crianças e adolescentes entre 6 a 14 anos entre os períodos da manhã e tarde.

Para comemorar a data, os conviventes tiveram um dia diferente. O projeto social “Trançando na Rua” compartilhou a celebração com a criançada. A equipe de maquiadoras, trancistas e cabeleireiras atenderam a cada pedido. Os meninos optaram pela pintura dos “Vingadores” e as meninas pelas tranças e muito brilho na maquiagem.

O projeto tem a liderança de Fernanda Felix que realiza ações na comunidade e teve a iniciativa de trançar os cabelos das crianças nas praças do bairro. Para isso, recebe doações do material, mas desembolsa quando há necessidade. Está tão conhecida que estão recebendo convites para festas, eventos e entrevistas para imprensa. “Meu objetivo é fazer tranças das crianças nas ruas e com isso consigo mais voluntários e parceiros”, disse Fernanda.

O voluntariado das tranças partiu do tema trabalhado no mês de novembro “Os Negros de São Paulo”, desenvolvido pela gerente do CCA, Karolina Feitosa, e sua equipe. “Neste mês abordamos o preconceito e também a arte do grafite, como forma de manifestação do respeito”, disse Karolina. Ela e sua equipe também realizam passeios fora do serviço.

As crianças aproveitaram o dia. Mariah Laurindo, 8 anos, participa das atividades e acha o dia do aniversariante do mês especial. “Eu gosto daqui porque sou curiosa e me ensinam o que quero aprender. Vou aos passeios e brinco”, comentou. Já Juan Nascimento, 10 anos, estuda de manhã, tem dois irmãos e quer um pudim no mês de aniversário dele em dezembro. “Aqui eu aprendo a pintar e criar, gosto dos trabalhos com tema livre”, indagou. “Eu pratiquei bullying e não sabia e praticaram comigo também e falei pra minha mãe. Entendi o respeito com o tema desse mês”, acrescentou.

Como era um dia especial, o cardápio foi diferenciado dos dias normais. Contou com sanduíches, pastéis, batatas fritas, refrigerantes e o bolo do parabéns.

O CCA atende as crianças numa estrutura que comportam brinquedoteca, cozinha, sala de atividades, refeitório, salas administrativas e atendimento, banheiros e páteo. São sete profissionais que atuam no dia a dia.

duas moças estão em pé fazendo tranças nos cabelos de duas meninas que estão sentadas.

 

três meninos posam para foto com os rostos pintados de branco, verde e vermelho. O cabelo está tingido de verde.