Texto: Helena Lima
Foto: Acervo
No último sábado (23/11) a Supervisão de Assistência Social (SAS) Cidade Tiradentes realizou uma reunião pública no Centro de Formação Cultural da região com o seguinte tema: A gestão do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no território da cidade de Tiradentes: A Construção de Indicadores de qualidade e efetividade na perspectiva dos usuários.
O objetivo era divulgar os serviços do SUAS local junto aos conviventes e demais moradores do território e a partir disso realizar uma pesquisa para compreender de que forma poderiam ocorrer melhorias na qualificação dos serviços socioassistenciais.
Para isso, foi montada uma pauta com três vertentes. A primeira debatia a questão da execução das políticas públicas em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), que desenvolvem projetos sociais com finalidade pública. A segunda abordava uma prestação de contas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e outras OSC’s parceiras, apresentando dados quantitativos, qualitativos e financeiros.
Por último, foi aplicado um questionário para as famílias que estavam presentes, o objetivo era avaliar por meio de uma pesquisa de satisfação, os fatores que poderiam ser melhorados nos serviços. A reunião contou com 44 famílias, 27 trabalhadores e 6 representantes de OSCs.
Para a supervisora do SAS Cidade Tiradentes, Aparecida Ferreira, o evento ocorreu como o esperado. “Tanto as famílias como os trabalhadores contribuíram acima da expectativa com ampla participação, trazendo dúvidas, sugestões e depoimentos de casos exitosos, ressaltando o impacto positivo do serviço na vida das famílias atendidas”, conta.
Ela ressalta ainda o papel fundamental do SUAS “Entendemos que encontros dessa natureza são importantes para o fortalecimento do SUAS no território, potencializando o caráter público e a função protetiva dos serviços ofertados, além de ampliar o acesso a direitos e a cidadania.”, conclui.