Encontro de Talentos mobiliza idosos em São Miguel Paulista

Coral, canto, yoga, ginástica e artesanato foram apresentados para o público de 300 pessoas

 Dezenas de idosos estão em cima de um palco, usando camisetas brancas com mangas azuis. Todos estão sentados, com as palmas das mãos juntas, numa prática de yoga.

Texto: Juliano Damasco
Fotos: Acervo


Com o tema “A Arte Não Tem Idade”, o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Legião Unida da Sabedoria, serviço conveniado a Supervisão de Assistência Social (SAS) São Miguel Paulista e ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Miguel Paulista, promoveu a 6ª edição do Encontro de Talentos do Núcleo, no dia 22/11. A atividade, oferecida para os atendidos e moradores da região, abre o calendário do serviço para as celebrações de fim de ano.

O intuito da equipe do Núcleo ao promover o festival foi unir os serviços da região que atuam com o público da terceira idade, dando-lhes a oportunidade de demonstrar o que é trabalhado nos equipamentos ao longo do ano. Além do NCI Legião Unida da Sabedoria, participaram os NCIs Viver Com Alegria, Viver Melhor 1 e Suzanne Cross, além do Instituto De Geriatria e Gerontologia (IPGG).

Ao todo, os participantes desenvolveram 14 apresentações de diversos tipos, como yoga, ginástica, coral, canto e também a capoterapia, uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades e os limites de quem a pratica.

A professora de do curso de yoga do NCI Legião Unida da Sabedoria, Cristiane de Sousa Santos, explica que o evento bem como a prática realizada durante o ano causa impactos absolutamente positivos para os atendidos. “Eles mostram não só para eles, mas também para as outras pessoas que eles são idosos e, mesmo assim, eles podem e são capazes. É muito importante para a autoestima de qualquer pessoa acreditar no seu próprio potencial”, finaliza.

Além dos cantos e das danças, os conviventes também apresentaram amostras de artesanato, com destaque para a pintura de óleo sobre tela, tecido e EVA.

“Para mim, este é um encontro para seguir em frente, não desistir e fazer aquele que pensa que não pode fazer nada se redescobrir. É um presente para nós que somos idosos, um remédio para o corpo e para a alma, levantando a autoestima de cada um. Tenho orgulho de fazer parte do NCI” revela a convivente do NCI Legião Unida da Sabedoria, Zilene Santos.
 

A imagem mostra uma parede com dezenas de telas pintadas, em quadros.