CEU Parelheiros realiza viagem no tempo por meio de Mostra Cultural da Conosco

O evento contou com a participação de jovens que fizeram apresentações temáticas das décadas de 50, 60, 80 e 90

Criança observando um cartaz da década de 70.

Texto: Helena Lima
Fotos: Conosco e Wagner Origenes

O resgate cultural foi o tema da primeira edição da Mostra Cultural que aconteceu no dia 22/11, realizada pelo Centro de Obras Sociais Nossa Senhora das Graças da Capela do Socorro (Conosco), que reuniu os Centros para Crianças e Adolescentes (CCA’s) Nova América, Padre Franco Villa, São Bernardo, Barragem, Balneário São José, Gaivotas e os Centro para Juventude (CJ) e o Serviço de Assistência Social a Família Proteção Básica no Domicilio (SASF) Vargem Grande e o CJ Herpelin. 


O objetivo era construir, através de uma linha do tempo, uma cronologia iniciando na década de 50 e seguindo até a atualidade, mostrando os costumes de cada época e evidenciando seus aspectos mais marcantes. Quem definiu o tema foram os próprios jovens que conversaram com seus educadores, e em conjunto desenvolveram as apresentações.

As crianças dos CCA’s trabalharam o tema inserido na dança, onde cada serviço ficou responsável por uma época, já os jovens dos CJ’s montaram stands na parte externa do planetário e expuseram cartazes mostrando os principais feitos de cada período, incluindo a moda e as inovações tecnológicas e também ocorreram desfiles. Ao todo, 160 jovens se envolveram nas atividades.

A Mostra aconteceu no planetário do Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, e reuniu familiares e amigos das crianças que puderam prestigiar o evento. Para a gerente do CCA Conosco Balneário São José, Cibele Teixeira, esse tipo de reunião possibilita a troca entre serviços que tem a mesma missão. “Essa mostra deu visibilidade para o trabalho dentro dos serviços e mostrou o quanto nossos usuários são talentosos, além de proporcionar a todos momentos de integração e conhecimento”, conta.


Grupo de crianças sorrindo em cima de um palco.